Isolda acompanha pesquisadores chineses em Apodi

Foto: cedida

A deputada estadual Isolda Dantas acompanhou hoje em Apodi, junto com outras autoridades, uma comitiva de pesquisadores chineses. O grupo, que deve permanecer no Brasil por alguns meses, observará a aplicação do novo maquinário desenvolvido na china para o uso na agricultura familiar no RN e em todo Brasil.

Essa é a terceira vez que a comitiva chinesa desembarca em Apodi, tendo a primeira vinda registrada ainda no final do ano passado, onde anunciou que Apodi receberia a Unidade Demonstrativa Brasil-China de Cooperação em Desenvolvimento Agrícola no Oeste Potiguar em parceria com o Consórcio Nordesde a Universidade Agrícola da China e o MST. A missão internacional escolheu Apodi para executar os testes de mais de 30 máquinas que devem mecanizar a agricultura familiar auxiliando em pequenas produções de alimentos por todo País.

Dessa vez a comitiva é composta por pesquisadores das universidades e laboratórios de pesquisa que estão auxiliando no projeto. Os cientistas devem analisar os resultados das aplicações das máquinas em campo nos últimos 5 meses, desde que o projeto começou. “O Oeste Potiguar e o RN é referência na agricultura familiar no Brasil e no mundo. Com esse projeto conseguiremos aumentar a produtividade de pequenas cooperativas e produtores que já são os maiores fornecedores de alimentos nas mesas dos brasileiros” afirmou Isolda.

A missão Sino-Brasileira

A deputada Isolda compôs a missão brasileira que esteve presente na China em abril desse ano para discutir a mecanização da agricultura familiar. Com essa visita da delegação chinesa ao Brasil, entramos na terceira etapa de um dos projetos mais importantes do governo federal até agora.

Os esforços de Isolda em dar atenção à pauta especificamente no RN deve valorizar o setor produtivo em todo o estado. Desse modo, o Rio Grande do Norte sai na frente na pauta da mecanização dos campos, principalmente no Nordeste.

Já está previsto desde fevereiro a instalação de uma fábrica para esse tipo de maquinário na região Oeste do estado, possivelmente em Mossoró, e deverá atender todo o país. Isolda lembra que a conquista deve beneficiar todo o estado. “A instalação dessa fábrica aqui é um passo importante pra nós, especialmente pra quem produz. É a resposta à luta de diversos coletivos que vêm contribuindo pra colocar comida na nossa mesa. Mossoró, Apodi e o RN estarão no centro da agricultura familiar por todo país” comemorou a deputada.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto