Isolda avalia que audiência reforça necessidade de lutar pela retomada da Petrobras no RN

Isolda afirma que troca da Petrobras pela 3R foi ruim para os potiguares (Foto: cedida)

Autora da audiência da Assembleia Legislativa que debateu os preços praticados dos combustíveis pela 3R Petroleum no Rio Grande do Norte, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) avaliou que as informações apresentadas reforçam a necessidade de lutar pelo retorno da Petrobras ao Estado.

O fato mais grave revelado pela audiência é que 100% da gasolina vendida pela 3R no mercado potiguar é importada dos EUA e Europa. “Por isso pagamos uma gasolina tão cara”, argumentou a parlamentar. Além disso, ela acrescentou que a privatização da Refinaria Clara Camarão penalizou muito os potiguares. “Precisamos seguir na luta, inclusive para a retomada de uma Petrobras forte na autonomia e para soberania aqui no Rio Grande do Norte”, finalizou.

Durante a audiência gerente de novos negócios da 3R Petroleum, Kim Pedro, ainda informou que a Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), depende, necessariamente, da importação, por não conseguir processar o petróleo bruto, transformando em gasolina ou diesel. Durante a explanação, foi afirmado que a RPCC, comprada pela 3R da Petrobras, produz apenas querosene de aviação.

Além da 3R Petroleum, participaram da reunião, organizada em conjunto pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo e pela Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e Cidadania: o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos), o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras (Sindipetro) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto