Ka x Onix, por qual devo optar?

Confira as características de cada um dos compactos e descubra qual deles é o ideal para você.

Grandes destaques do ano passado, o Ford Ka e o Chevrolet Onix estão entre os três carros mais vendidos do ano de 2019, de acordo com os dados da Fenabrave.
Muito disso se deve ao custo benefício, performance e economia oferecidos pelos veículos.
No pódio, o Onix conquistou grande vantagem entre os demais, com 241.214  unidades vendidas. Logo atrás veio o Ka, que, antes do primeiro semestre, vendeu 104.331 modelos, seguido pelo HB20, que somou 101.590 vendas.
Contudo, antes de investir em um veículo e aplicar um valor relativamente elevado na negociação, é preciso identificar qual dos modelos melhor corresponde à sua realidade. Para facilitar a tomada de decisão, confira o comparativo a seguir.

Ka x Onix, por qual devo optar?

  1. Preço
    De fato, os preços dos modelos de entrada (ano 2020) dos veículos são bastante similares. Enquanto o Ford Ka apresenta valor de R$ 46.680, o Chevrolet Onix custa cerca de 48.690. Uma diferença exata de R$ 2.000.
  2. Performance
    Em relação à cavalagem dos veículos, o Ford Ka tem a maior potência, com motor 1.0 três cilindros de 85 cv. 3 cavalos a mais do que o seu concorrente direto Onix. Além disso, o compacto da Ford também possui mais torque, com 10,7 mkgf – uma diferença mínima em relação ao Onix, com 10,6.
  3. Segurança
    Avaliados pelo LatiNCAP, o compacto da Chevrolet saiu na frente e garantiu 5 estrelas (das 5 possíveis) na proteção de adultos e crianças. Grande parte desse destaque se deve ao controle de estabilidade e controle de tração – itens de série – que são disponibilizados, inclusive, nas versões de entrada dos veículos.
    Em contrapartida, no último teste realizado pela avaliadora, o Ford Ka somou três estrelas para a proteção de adultos e quatro para a de crianças. Contudo, as versões de topo do veículo são consideradas mais seguras, já que contam com seis airbags –  mesmo número do Onix (em versões premium)
  4. Espaço
    Embora o Ford Ka tenha se reinventado e garantido mais espaço interno, o fato é que o hatch da Ford é bem menor comparado ao Onix.
    Isso porque, o compacto da Chevrolet apresenta capacidade de 291 litros em seu porta-malas, enquanto o Ka suporta, somente, 257 litros.
    Em relação às dimensões, o veículo GM teve considerável aumento em comparação à geração anterior. Seu comprimento atual chega a 4,16 metros – 23 centímetros a mais do que a versão anterior.
  5. Consumo
    Independentemente se a sua busca se concentrar em carros usados, novos, ou seminovos, com certeza, um dos fatores mais determinantes é economia de combustível. Nesse quesito, o Ford Ka se destaca por ter motor mais potente e mais econômico. Além de ser flex, o Ka consome 9,2 quilômetros por litro na cidade e 10,7 na estrada.
    Já o Onix, que também opera com motor flex, consome 8,7 quilômetros por litro em vias urbanas e 10,5 quilômetros por litro em rodovias.
  6. Desvalorização
    Por fim, antes de comprar um veículo é necessário se atentar ao preço de revenda do mesmo.
    Nesse contexto, de acordo com a KBB (Kelly Blue Book) o ônix perde mais valor, chegando a se desvalorizar 4,69% ao ano. Já o Ford Ka, perde cerca de 2,73 de seu valor anualmente.

Enfim, gostou do artigo comparativo sobre qual veículo é mais adequado para você? Aproveite e compartilhe essas informações em suas redes sociais, com certeza, elas podem ajudar muitas pessoas que estão em dúvida entre os dois hatches mais populares do Brasil.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto