Candidatos à Prefeitura de Mossoró, Lawrence Amorim e Carmem Júlia foram recebidos em audiência, hoje (6), na Reitoria, pela reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia. Ela entregou aos postulantes da coligação Mossoró Mais Forte a Carta às Candidatas e aos Candidatos aos Cargos de Vereador (a) e a Prefeito (a) nos Municípios Potiguares.
No documento, a Uern pede apoio para eixos prioritários da universidade: fortalecimento da autonomia plena da instituição; valorização dos e das servidoras da Uern; mitigação dos efeitos da pandemia na saúde e na educação; convênios para garantir a permanência dos e das estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.
A universidade pleiteia ainda, na Carta, fortalecimento da pesquisa e da extensão em prol do Estado; estímulo ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e atendimento às vocações locais.
Secretaria
Lawrence e Carmem Júlia assumiram compromisso com essas e outras pautas da Uern. É o caso da criação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Segundo o candidato, trata-se de pleito antigo da instituição, mas ainda não atendido.
“Chegando à Prefeitura, vamos criar a Secretaria de Ciência e Tecnologia, com o propósito de apoiar o desenvolvimento de polo tecnológico em Mossoró, por meio do apoio às startups e a outros novos modelos de negócios; fortalecer as energias renováveis e outros setores”, assegura Lawrence.
Emprego
Carmem Julia acrescentou que Mossoró possui relevância estratégica como polo universitário que, portanto, precisa diversificar suas matrizes econômicas. “Porque a Uern forma mão de obra de alta qualidade, mas os profissionais precisam ter emprego nas áreas nas quais se formaram”, observa.
A candidata a vice-prefeita garantiu que, chegando à Prefeitura de Mossoró, a nova gestão terá total alinhamento com a Uern, com apoio, por exemplo, à alimentação aos estudantes, melhoria na oferta do transporte coletivo e busca de parcerias com os Governos do Estado e Federal para fortalecer a universidade.