Lembranças do 11 de setembro. Onde você estava?

Foto: SPENCER PLATT/GETTY IMAGES/

Hoje é uma data marcante para as pessoas da minha geração: 20 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Foi um dia que a História foi escrita ao vivo na TV.

Naquela data o planeta parou e lembro de nas conversas com meus amigos a gente dizer: “daqui a alguns anos vamos nos perguntar: onde estávamos nesse dia?”.

Pois bem. Eu estava em aula. Era um tempo que os celulares não tinham internet, o mais próximo que a gente tinha de um zap eram as mensagens de texto. Tinha um tijolão pré-pago que só usava para fazer ligações em caso de extrema necessidade.

Saí da aula sem me dar conta do que acorria até entrar num ônibus da linha Eucaliptos/Centro que tinha uma TV sem som em que vi imagens de mulçumanos radicais comemorando algo, mas dei de ombros e foi ler a página de esportes do jornal do dia que obviamente estava envelhecido para aqueles acontecimentos.

Somente quando cheguei em casa e meu irmão Gilsinho abriu a porta e disse em tom de alarme: “Bruno! Vai ter a terceira guerra mundial, atacaram os Estados Unidos!”.

Era um tempo em que TV por assinatura era coisa para poucos e o Youtube não existia. Era tudo na Globo mesmo. Vi as imagens dos aviões colidindo no World Trade Center, símbolo do capitalismo estadunidense, sem acreditar no que via e meu irmão, que estudava à tarde, contava: “assisti ao vivo o segundo avião bater no segundo prédio pensando que era replay”.

Naquele dia o que mais me impressionou foi a sede do Pentágono também ser atingida. É o coração do poder militar dos EUA, mas o que ficou na história foi a tragédia no WTC.

De lá para cá muita coisa aconteceu. Tivemos outros atentados, manobras militares desastrosas dos Estados Unidos e uma infinidade de crises. As novas tecnologias trouxeram mais velocidade na informação e o fantasma do terrorismo do fundamentalismo islâmico que nunca deixou de assombrar o Ocidente.

E você, lembra onde estava e o que fazia naquele 11 de setembro?

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto