Mil mulheres e 1.400 mandatos estão reunidos na primeira obra totalmente dedicada à história da participação da mulher na política do Rio Grande do Norte. Intitulado Emancipação Política da Mulher Potiguar, de autoria da professora Maria Bezerra (in memorian) o livro será lançado na próxima sexta-feira (11), no Memorial da Resistência, em Mossoró, às 18h30. Em Natal o lançamento está previsto para o dia 23, 16h, no Centro de convivência da UFRN e dia 06 de novembro, na Assembleia Legislativa.
Antes de falecer, Maria Bezerra inventariou todas as mulheres eleitas no Rio Grande do Norte entre os anos de 1929 e 2000. A pesquisa revisita o pioneirismo da mulher potiguar rememorando o primeiro voto feminino por Celina Guimarães e a eleição de Alzira Soriano como a primeira prefeita eleita, em Lages, interior do estado.
“O livro de Maria Bezerra, Emancipação política da mulher potiguar vem preencher uma lacuna no que diz respeito à existência de material como fonte primária para eventuais pesquisas futuras. Sempre que nos chega material com essa espécie de conteúdo, exultamos, pois nossa História enriquece o cabedal de obras que sistematiza de maneira rigorosa o tema proposto”, declarou Márcio de Lima Dantas professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O lançamento do livro é incentivado pela Organização Social Amigos da Pinacoteca e a Fundação Vingt-un Rosado.
Serviço:
Lançamento do livro Emancipação Política da Mulher Potiguar
Mossoró
Dia: 11/10/2019
Horário: 18h30
Local: Memorial da Resistência, em Mossoró.
Natal
Dia: 23/10
Horário: 16h
Local: Centro de Convivência da UFRN
Dia : 06/11
Horário: 09h
Local: Assembleia Legislativa