Maioria dos leitores rejeitam hipótese de injúria racial para crítica de Ciro a Holiday

Para 83,65% dos leitores do Blog do Barreto o presidenciável Ciro Gomes (PDT) não praticou injúria racial ao chamar de “capitãozinho do mato” o vereador paulistano Fernando Holiday (DEM).

O entendimento da maioria levou em consideração a simbologia histórica do capitão do mato e o comportamento político de Holiday que sempre classificou a causa negra no Brasil como “vitimismo” e sugeriu acabar com o Dia da Consciência Negra. “Para quem combate vitimismo, deve ser… Mas, vamos ler um livro de História para entender melhor”, disse Eriberto Monteiro.

Para outros 16,35% dos leitores que participaram na enquete, Ciro praticou injúria racial. Os argumentos passaram também por ataques ao editor do Blog. “Quem fez a enquete é branco, hétero, classe média alta e privilegiado. Você nem sabe o que é preconceito racial, Bruno Barreto. Só vejo brancos alegando que não foi injúria racial!”, disse Ewerton Medeiros.

Na próxima terça-feira o Blog do Barreto lançará uma nova enquete. Entre no grupo de nossa página no Facebook e participe.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto