Marcha Mundial das Mulheres organiza Dia D de votação pelo Plebiscito Popular no RN

Foto: divulgação

A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) está na linha de frente da mobilização pelo Plebiscito Popular 2025 no Rio Grande do Norte, em parceria com diversos movimentos sociais e organizações populares.

A iniciativa nacional busca ouvir e mobilizar diretamente a população sobre duas pautas centrais para a classe trabalhadora: o fim da escala 6×1 com redução da jornada de trabalho sem diminuição de salário, e a taxação dos super-ricos com isenção de impostos para quem ganha até R$ 5 mil.

No RN, a mobilização já acontece em diversos municípios com pontos de votação presencial e ações de rua. Em Mossoró, a MMM organiza o Dia D da votação em 13 de agosto, com urnas disponibilizadas nos bairros Belo Horizonte, Nova Vida, Sumaré, Jucuri, Mulunguzinho e outros pontos da cidade.

Além de Mossoró, o Dia D também contará com mobilizações nos municípios de Apodi, Assú, Alto do Rodrigues, Baraúna, Caicó, Caraúbas, Galinhos, Itaú, Natal, Rodolfo Fernandes, São Miguel do Gostoso e Upanema, ampliando o alcance da campanha no estado e fortalecendo a participação popular nas decisões que afetam diretamente a classe trabalhadora.

Segundo Rejane Medeiros, da coordenação estadual da Marcha Mundial das Mulheres, a mobilização tem forte protagonismo das mulheres trabalhadoras: “Desde o início do plebiscito, as mulheres estão atuantes realizando debates, colocando banquinhas nas praças, construindo consciência crítica e fortalecendo o processo de mobilização popular em torno de pautas tão importantes para o conjunto da classe trabalhadora, em especial para a vida das mulheres”, destaca.

A votação segue aberta até o dia 7 de setembro, podendo ser realizada presencialmente, em pontos organizados pelos movimentos sociais, ou de forma online, por meio de urnas cadastradas.

A expectativa é reunir milhões de votos e apresentar os resultados ao presidente Lula, ao Congresso Nacional e ao STF, como demonstração da força e da urgência dessas reivindicações da classe trabalhadora. A ação é articulada por diversos movimentos sociais, sindicais e organizações populares em todo o país.