A médica pneumologista Socorro Rodrigue está denunciando a insistência de pacientes que procuram o consultório dela pedindo atestado de que são asmáticos para poderem ser vacinados contra a covid-19.
“Como médica pneumologista, venho aqui neste espaço denunciar a pressão que venho sofrendo de pessoas que me procuram na clínica, exigindo atestados/autorização para tomar a vacina contra o coronavírus. Quando solicito o exame de espirometria ou algum outro específico para diagnosticar a asma, o paciente se frustra e até mesmo me faz acusações infundadas com o intuito de abalar a minha moral”, revelou.
A médica reforçou que para poder atestar que um paciente sofre de asma é necessária a realização de um exame. “Reitero aqui que a obrigação do médico é o de realizar o exame para constatar se tem a patologia ou não. Não compactuo com quem quer furar a fila e ficar a frente de quem realmente necessita de forma prioritária do imunizante. Entendo a ansiedade da população, mas respeitemos as orientações dos órgãos de saúde”, reforçou.
A atual fase da vacinação em Mossoró permite a vacinação de pessoas com mais de 30 anos que tenham comorbidades como diabetes, asma ou hipertensão.
Nota do Blog: vamos ter paciência e esperar a nossa vez. Se quem tem comorbidade tem prioridade na vacinação é porque a ciência aponta que elas são mais suscetíveis a sofrerem mais com a doença.