Médico reforça importância de fazer exame de próstata

Médico lembra que câncer de próstata é assintomático (Foto: divulgação)

O mês de novembro é marcado como o de combate ao câncer de próstata. No Brasil, esse câncer é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do de pele não-melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que este ano sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil.

Na fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, com muitos pacientes sem apresentar nenhum sintoma. Quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou quando mais grave levar até a insuficiência renal.

O urologista Éddio Dantas reforça a importância do diagnóstico precoce, visando a cura da enfermidade. “O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado independente da presença de sintomas. É preciso ficar atento, já que esse câncer muitas vezes é assintomático”, destacou o médico.

EXAME

O urologista explicou também que o exame, realizado através do toque retal, é indolor e simples. “O exame é pratico , rápido e de fácil execução sem a necessidade do uso de equipamentos sofisticados e com capacidade de fornecer importantes informações sobre as condições da próstata”, frisou dr Éddio Dantas.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto