Na última terça-feira (29), o Blog do Barreto divulgou com exclusividade uma série de e-mails enviados pelo atual reitor da Ufersa, Rodrigo Codes e pela ex-reitora Ludmila Serafim à comunidade acadêmica, tratando de um suposto rombo nas contas da instituição. Rodrigo apontava que há déficit orçamentário e Ludmila negava as informações (Veja mais sobre clicando aqui)
Um memorando interno de outubro de 2023, enviado a então reitora Ludmila, mostra que sua equipe de gestão já sabia do rombo nas contas e sugeriu à gestora uma série de medidas drásticas para evitar aumento no déficit orçamentário.
O documento, que é assinado pelos então pró-reitores Daiane Ferreira da Costa e Moises Ozorio de Souza Neto, diz:
“Vimos encaminhar no relatório anexo a situação orçamentária da instituição que demonstra a INSUFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA para continuidade das atividades de funcionamento e portanto, exige a adoção de medidas imediatas para redução de despesas. Considerando que a situação atinge todas as áreas, sugerimos que seja realizada reunião com a equipe de gestão a fim de que todos colaborem com a implementação das medidas necessárias”
Confira o documento na íntegra clicando aqui
No memorando também é anexada uma tabela que esmiúça o tamanho da crise nas contas da Ufersa. O documento aponta déficit de mais de 11 milhões no orçamento da universidade. Veja
Além disso também é anexado um conjunto de duras sugestões de austeridade, visando sanear as contas da Ufersa. Confira o que propunham os pró-reitores:
- Fechamento do restaurante universitário no período de recesso acadêmico
- Suspensão do pagamento de bolsas e auxílios no período de recesso acadêmico
- Descontinuidade do pagamento do auxílio emergencial para o semestre 2
- Suspensão de serviços não essenciais como detetização, instalação de brises, cortinas e persianas
- Redução dos serviços de manutenção predial e de refrigeração
- Redução ou paralisação de obras e serviços de engenharia em andamento
- Redução de viagens institucionais a fim de evitar pagamento de diárias, passagens e uso do transporte
- Redução na realização de eventos internos e externos
- Adiar repasses referentes à Convênios para a fundação de apoio
- Adiar novas aquisições de materiais de consumo, equipamentos e contratação de serviços
- Não publicar novos editais de bolsas (ensino/pesquisa/extensão) que demande novos empenhos para o exercício
- Revisar valores empenhados para os contratos em andamento a fim de anular saldos que não tenham necessidade urgente
- Abster-se de conceder cotas extras de custeio, de capital, de diárias e passagens às unidades administrativas e centros
- O gabinete abster-se de conceder diárias e passagens que não sejam para viagens essenciais da Reitora e
- O gabinete deve solicitar à Proad o saldo dos principais contratos, a fim de verificar possível extrapolação dos valores contratados, como já se observa no contrato de passagens aéreas.