Segundo informações do Instituto DataSenado em conjunto com o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding, o Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com a população mais identificada com políticos e partidos de esquerda
A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 28 de junho de 2024, ouviu 21.808 brasileiros. No Rio Grande do Norte, 810 pessoas foram entrevistadas e 18% afiram se identificar com as pautas da esquerda, enquanto 31% se definem como “de direita”
Confira a tabela com os estados mais “à esquerda” no Brasil
Na contramão dos números apresentados pela pesquisa do DataSenado, um levantamento realizado pelo Poder360 mostra que nas eleições de 2024 terão o menor percentual de candidaturas ligadas a partidos de esquerda e o Rio Grande do Norte é o estado com menos candidatos “esquerdistas” na disputa às prefeituras.
Segundo o estudo, Mais de ⅔ das cidades do Rio Grande do Norte, Goiás e Mato Grosso do Sul não têm partidos esquerdistas concorrendo à prefeitura. Na outra ponta está o Ceará, com 87% das cidades sendo disputadas por “esquerdistas”. No estado, 131 cidades não terão candidaturas do campo progressista, o que representa 71% dos municípios.
Mossoró vai na contramão da realidade dos municípios do Rio Grande do Norte. Victor Hugo, da Unidade Popular (UP) é o único representante de esquerda na disputa ao Palácio da Resistência.
São considerados como partidos de esquerda as siglas PT, PSB, PDT, PCO, Psol, PSTU, PCB, PC do B, UP, Rede e PV.