O deputado federal Fernando Mineiro (PT) comentou a decisão do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Consuni/Ufersa) que aprovou a destituição da reitora Ludimilla Oliveira após ela ficar inabilitada ao cargo pela cassação do título de doutora após o acatamento da acusação de plágio pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mineiro lembrou da forma como Ludimilla se tornou reitora sendo nomeada mesmo tendo ficado em terceiro lugar na eleição. “O Conselho da UFERSA decidiu pela destituição da reitora indicada por bolsonaro. Agora cabe ao MEC a decisão definitiva pela destituição. Que seja feita justiça e prevaleça a autonomia universitária. É o fim de mais um dos desmandos do ex-presidente que ignorava a democracia”, escreveu no Twitter”, frisou.
A decisão foi recebeu 19 votos a favor no Consuni e três abstenções. Agora segue para o ministro da educação Camilo Santana decidir se assina a exoneração e nomeia o professor doutor mais antigo como reitor pró-tempore e convoca uma nova eleição para concluir o mandato.