Mineiro x Beto: começa a correr o prazo para Kerinho prestar esclarecimentos

Beto e Mineiro seguem disputando mandato nos tribunais (Fotomontagem: arquivo)

A intimação do ex-candidato a deputado federal Kericles Alves Ribeiro, o Kerinho, foi publicada pela Justiça Eleitoral. O prazo de sete dias está sendo contado a partir de hoje.

Ele está convocado a prestar esclarecimentos sobre a ação movida por 51 advogados que apontam sua candidatura em desacordo com as regras da legislação eleitoral para desincompatibilização. Kerinho exercia cargo comissionado na Prefeitura de Monte Alegre e não há registros de sua exoneração e consta no Portal da Transparência que ele recebeu seus salários regularmente durante todo o ano de 2018, o que por si só impediria o registro de sua candidatura.

Esse é um processo à parte do outro que trata dos documentos que ele teria deixado de apresentar que resultado na rejeição do seu registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O outro é o controverso “Caso Kerinho” teve desfecho surpreendente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando o ministro Jorge Mussi determinou que a fase de análise de provas fosse reaberta.

Neste caso foram encontrados seis dos sete documentos que cujas ausências resultaram na rejeição do registro de candidatura, faltando a certidão de quitação eleitoral exigida para quem já sofreu punições, no caso de Kerinho uma multa eleitoral. Some-se a isso o fato de o ex-candidato ter ignorado duas intimações para apresentar a documentação.

Ainda assim o TSE validou os 8.990 votos garantindo de forma provisória o mandato de Beto Rosado (PP) no lugar de Fernando Mineiro (PT) até que o caso fosse novamente analisado no TRE. O processo demorou 14 meses para ser devolvido à corte regional.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto