Moradores do Conjunto Odete Rosado estão realizando neste momento um protesto em frente à sede da Justiça Federal de Mossoró, no bairro Costa e Silva.
A mobilização é motivada pela situação das mais de 800 casas do conjunto, que enfrentam severos problemas estruturais, inclusive com risco de desabamento. As casas são oriundas do projeto “Minha casa, minha vida” da Caixa Econômica Federal (CEF) e desde 2019 apresentam danos severos e comprometedores.
O advogado Vinícius Cabral, que representa os moradores do Odete Rosado, conversou com o Blog do Barreto e explicou que os populares solicitaram um pedido de aluguel social para as 400 famílias que já estão com casas interditadas pela Defesa Civil. O pedido foi negado pela Justiça Federal, que requereu vistorias individualizadas em cada uma das residências.
“A defesa civil interditou as casas do Odete Rosado, baseado em um laudo da própria Justiça Federal. Foi constatado que o solo do conjunto é colapsivo, tendo risco de desabar como um todo. Foi aferido também que as casas também não têm a estrutura correta. Mesmo com toda essa situação, a mesma Justiça Federal quer que a defesa civil faça vistorias individuais, o que vai levar mais de 20 anos para ser realizado e enquanto isso as pessoas ficariam morando em casas que estão desabando”, afirma Vinícius.
Confira as fotos do protesto