Mossoró antecipa intervalo entre as doses das vacinas da Pzifer e AstraZeneca

Foto: Célio Duarte

A Secretaria Municipal de Saúde, sob respaldo de norma técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), iniciou na tarde desta quinta-feira (2), a antecipação do período entre doses autorizada pelo Ministério da Saúde e válida para os imunizantes da Pzifer e AstraZeneca.

Para estas vacinas o prazo entre a primeira e a segunda doses foi reduzido de 12 para 8 semanas. De modo que quem tomou a D1 (primeira dose) de uma dessas vacinas até 8 de julho, poderá antecipar a D2 (segunda dose) a partir de agora.

“Estamos com o adiantamento da segunda dose. Quem tomou a segunda dose da Pfizer ou da AstraZeneca até 8 de julho pode procurar o Ginásio do SESI nesta sexta-feira. Lembramos também que doses da AstraZeneca nós disponibilizamos dentro das UBSs (Unidades Básicas de Sáude). Então, convocamos essas pessoas que já estão com 8 semanas pós primeira dose para que o ciclo de imunização delas possa ser encerrado”, convocou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Grupo de grávidas e puérperas de 12 anos +

“As gestantes são orientadas a procurarem o Ginásio do SESI o mais rápido possível para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. À medida que nós formos avançando e alcançando o público-alvo nós iremos avançar na faixa etária e agora ficarão os grupos de 12 a 17 anos, Acreditamos que o próximo grupo seja por comorbidade e aí será por faixa etária”, disse a titular da pasta da Saúde municipal, Morgana Dantas.

Fonte: Secom/PMM

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto