Mossoró precisa de um Hospital Pediátrico Público

O Hospital Wilson Rosado fechou 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica por atraso nos repasses da Prefeitura de Mossoró. A dívida ultrapassa R$ 700 mil. É muito dinheiro.

O problema não é só culpa da atual gestão. É das gestões. Mossoró teve uma prefeita médica e outra enfermeira. Nenhuma delas construiu um hospital público infantil. Era mais cômodo colocar um serviço que deveria ser estatal numa unidade de saúde privada. Se fosse uma situação provisória seria compreensível. Em quase dois anos (contando com a interinidade) Francisco José Junior (PSD) não mudou essa realidade.

Ele não tem afinidade política com a direção do  Wilson Rosado. Isso é fato. Ficam duas perguntas em aberto: o prefeito não paga por falta de afinidade política? Ou o Hospital Wilson Rosado seria mais complacente se na cadeira mais confortável do Palácio da Resistência estivesse um aliado?

As respostas caem na subjetividade. Prefiro entender que há uma crise gravíssima na Prefeitura de Mossoró. É algo asfixiante. Custo a acreditar que o prefeito atrasaria o pagamento ao Wilson Rosado por mera picuinha. Afinal de contas os atrasos existem em outros setores e nem tudo gira em torno de politicagem. Há atrasos como em outras áreas.

Na guerra da informação a Prefeitura de Mossoró reconhece a inadimplência e garante que o serviço não vai parar. O Hospital Wilson Rosado afirma que fecha porque perdeu a paciência com as tentativas de acordo.

O Hospital está errado? Não. É uma entidade privada com lógica capitalista que visa o lucro. Para o Wilson Rosado saúde é um negócio. Para o poder público é uma obrigação. São compromissos diferentes.

Em nota, a alternativa encontrada pela Prefeitura de Mossoró é acionar União e o Governo do Estado na Justiça “para que os dois entes também tenham participação no custeio do equipamento, processo que tramita na Justiça Federal”.

O melhor caminho era preparar um projeto e começar a buscar os recursos em Brasília para a construção de um Hospital Pediátrico. Já passou da hora de Mossoró ter um.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto