Mossoró recebe pacientes até de Natal

Mossoró é uma cidade que gasta metade do orçamento da saúde com serviços de média e alta complexidade. Cobre uma função que deveria ser do Governo do Estado, mas a cidade arca com o ônus prestando serviços até mesmo para pacientes de Natal.

Foi o que aconteceu ontem quando o Potiguar 01, helicóptero do Estado, trouxe uma criança para ser internada na UTI pediátrica instalada pela Prefeitura de Mossoró no Hospital Wilson Rosado

De acordo com dados do município, já são três viagens da aeronave trazendo pacientes de Natal. Isso sem contar que praticamente toda semana chegam crianças de cidades não referenciadas que buscam os serviços ofertados pelo município.

De acordo com a secretária de Saúde Leodise Cruz a Prefeitura não se nega a receber nenhum paciente do Estado. No entanto, ela lamenta o fato desse helicóptero nunca estar à disposição para atender pacientes de Mossoró.

A secretária reclama ainda que o Estado tem feito poucos repasses para a saúde de Mossoró, embora complemente os serviços de Caicó e Natal. Além disso, as dificuldades nos equipamentos do Estado como o hospital Tarcísio Maia e o Hospital da Mulher, têm sobrecarregado as unidades municipais. “A UTI pediátrica de Mossoró é mantida com recursos próprios da Prefeitura e tivermos que judicializar o Estado e a União para poder receber os recursos que temos direito”, explicou Leodise Cruz.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto