“O Cangaceiro Compositor” traz curiosidade sobre Lampião

Lado compositor de Lampião é tema de filme (Foto: cedida)

Foi lançado na terça-feira (01), o curta metragem mossoroense “O Cangaceiro Compositor”. O filme do jornalista e cineasta Alexandre Fonseca, tem como temática o cangaço, abordando um aspecto curioso de Virgulino Ferreira (Lampião) e uma suposta música escrita pelo cangaceiro.

A história baseada no livro “O Menino que Enfrentou Lampião”, de Lúcia Rocha, traz uma readaptação de “Mulher Rendeira”, clássico já cantado por Volta Seca, Luiz Gonzaga, dentro outros músicos. Para o curta, a letra foi alterada intencionalmente, retratando uma composição do “Rei do Cangaço” à Maria Bonita, sua companheira.

“A ideia do produto audiovisual nasceu após a leitura do livro. Foi uma descoberta interessante saber do gosto de Lampião pela música e calhou exatamente com a proposta de um festival de cinema, então, não podia perder a oportunidade de realizar a obra”, conta o diretor, Alexandre Fonseca.

Quem interpreta a versão presente em “O Cangaceiro Compositor”, é o cantor Zael. “Fico de coração aquecido sabendo que emprestei minha voz para esse trabalho e muito curioso pra conhecer onde mais ele pode chegar. Adorei a sensibilidade que propuseram em trazer uma nova ótica de uma música que é bastante significativa para o nordestino”, conta o artista.

Na atuação, Daniele Silveira, como Maria Bonita, Elize Mitra, como Bonita e Gledson Lopes, como Lampião, que além de atuar, é produtor executivo do projeto. “Fazer parte do filme me fez revisitar memórias, pois, já estive no elenco do “Chuva de Bala no País de Mossoró” e interpretar Lampião, foi muito enriquecedor. Gravamos em apenas um dia, com uma equipe maravilhosa. Muito significado para o audiovisual de Mossoró”, pontua.

Na produção geral, Estela Vieira. “Participar do curta foi uma experiência incrível! Trabalhar com Alexandre Fonseca e Daniele Silveira, em especial, foi uma coisa que me agregou muito pessoal e profissionalmente. Foi um único dia de gravação, mas, foi um dia de muita troca”, revela a produtora.

“Espero que o filme possa despertar o interesse por esse fragmento da história do cangaço que poucas pessoas sabem e que o audiovisual independente potiguar, tenha maior visibilidade. É o meu primeiro curta com falas, interpretação musical, utilização de figurinos e locações diversas. Estou feliz com o resultado!”, conclui o cineasta.

“O Cangaceiro Compositor” está disponível na íntegra no canal do YouTube: AF Produções Potiguares.

Confira o curta metragem:

Nota do Blog: Conheci Alexandre em seu início de carreira na TCM e sempre vi nele um grande potencial. Você vai longe!

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto