Obra ganhou força a partir da campanha “duplica BR-304 já”

Foto: reprodução

A duplicação da BR-304 entrou definitivamente para a história do Rio Grande do Norte não apenas como o inicio de uma grande obra de infraestrutura, mas como um exemplo concreto de que a mobilização popular, quando articulada com ação política consistente, é capaz de movimentar demandas antigas em realidade.

Em 2023, quando o Governo Federal abriu o Orçamento Participativo do Novo PAC por meio da plataforma Brasil Participativo, a deputada estadual Isolda Dantas assumiu a linha de frente da mobilização no Rio Grande do Norte para que a duplicação da BR-304 se tornasse prioridade nacional. A campanha “Duplica BR-304 já!”, encabeçada pela deputada, foi construída em torno do dialogo que uniu diretamente diferentes setores da sociedade potiguar, envolvendo comerciantes, universidades, sindicatos, movimentos sociais e lideranças políticas. Durante a campanha, houve engajamento ativo de instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e de representantes da Igreja Católica, fortalecendo a compreensão de que a duplicação da BR-304 não era um interesse setorial, mas uma necessidade coletiva do estado.

O resultado da mobilização foi importante, e a proposta da duplicação da BR-304 recebeu 4.775 votos na plataforma Brasil Participativo, garantindo à obra um lugar de destaque junto a solicitação da inserção da rodovia no PAC da governadora Fátima ao Governo Federal. Nesse processo, a duplicação da BR-304 se tornou a rodovia mais votada do Nordeste e a segunda mais votada do Brasil.

Para Isolda Dantas, a votação expressiva foi importante para demonstrar a força da mobilização popular. “A duplicação da BR-304 também saiu do papel porque o povo do RN participou, votou e mostrou que essa era uma prioridade real. Nós transformamos uma reivindicação histórica em obra concreta. Esse resultado é fruto de muita mobilização”, destacou a deputada.

A partir daí, a luta seguiu no acompanhamento político e institucional para que a decisão popular se transformasse em ação concreta. Ainda em 2023, a governadora Fátima Bezerra apresentou diretamente ao presidente Lula a prioridade da duplicação da BR-304, reforçando o peso da votação popular. Em agosto daquele ano, durante o lançamento do Novo PAC, a obra já estava oficialmente contemplada no orçamento federal. Nos meses seguintes, o trabalho foi garantir que o projeto não ficasse apenas no papel. Em setembro de 2024, em Brasília, a deputada Isolda confirmou em reunião com o Ministério dos Transportes e a Governadora Fátima, os prazos para início da obra.

A assinatura da ordem de serviço que aconteceu ontem (22) marca o início de um novo capítulo para uma demanda que se arrasta há mais de 60 anos. O primeiro lote, entre Assú e Mossoró, já entrou em execução, com investimento de R$ 376 milhões e extensão de 57,6 quilômetros, enquanto o edital do segundo trecho, entre Macaíba e Riachuelo também foi lançado. Trata-se de um avanço histórico para a segurança viária, para o desenvolvimento econômico e para a integração regional do Rio Grande do Norte, chamada pelo ministro Rena Filho como “a conexão do RN com ele mesmo”.

A duplicação da BR-304 mostra que obras estruturantes não acontecem por acaso. Elas acontecem quando o povo participa, quando o estado se mobiliza e quando há representação política comprometida em transformar voto, participação e reivindicação em resultado concreto.