Partido define quatro candidaturas a prefeito no RN

Rosália Fernandes será candidata a prefeita de Natal (Foto: cedida)

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anunciou pré-candidaturas para as eleições deste ano em 4 municípios do Rio Grande do Norte: Natal, Extremoz, Ceará-Mirim e Umarizal. Na capital potiguar, o PSTU indicou as pré-candidaturas de Rosália Fernandes à prefeita de Natal e José Jairan para vice. Rosália é servidora da saúde no Hospital Walfredo Gurgel, ex-diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do RN (Sindsaúde) e dirigente nacional da Central Sindical e Popular – CSP-Conlutas. Ela disputa pela segunda vez a Prefeitura de Natal e terá como vice o professor da rede estadual José Jairan, que também é militante do movimento negro Quilombo Raça e Classe e do coletivo LGBT Auroras. Ao lado de Rosália Fernandes, o professor fortalece a dobradinha do PSTU em defesa da saúde e da educação públicas, dois setores vistos como prioridade para o partido.

O PSTU também tem pré-candidaturas ao legislativo municipal de Natal. Completam a chapa na capital do RN a professora Luciana Lima e os servidores públicos Silvino Baú e Alexandre Guedes. Em Extremoz, o partido apresentou a professora e sindicalista Socorro Ribeiro como pré-candidata a prefeita e a professora Ivone Freire para vice. Já em Ceará-Mirim as pré-candidaturas indicadas são as da professora e militante do movimento negro, Ana Célia (prefeita), e do professor Zé Roberto (vice). Em Umarizal, o professor Gabriel Costa é o pré-candidato do PSTU ao cargo de prefeito, tendo Zuza Oliveira como pré-candidata a vice e Leoneide Miranda pré-candidata a vereadora.

Em Natal, a convenção do partido será realizada no dia 1º de setembro, às 19h. No dia 4, é a vez de Extremoz, também às 19h. Já Umarizal referenda seus nomes no dia 5, às 15h, e Ceará-Mirim no dia 10, às 19h. Com exceção de Umarizal, que fará de forma presencial, as outras convenções serão realizadas de forma remota através de uma plataforma online (Google Meet).

Em meio a uma pandemia e sem esquecer a luta mais geral contra os governos de Bolsonaro e Fátima Bezerra, o PSTU virá para estas eleições defendendo os direitos dos trabalhadores e os serviços públicos, tão atacados pelo prefeito Álvaro Dias. “Não podemos esquecer o caos que o prefeito mantém nas unidades de saúde e no hospital municipal, piorado pelo descaso com a pandemia. Álvaro Dias queria o retorno das aulas nas escolas, negligenciando as vidas de professores, alunos e seus familiares. Só voltou atrás após pressão da população. Além disso, o prefeito se aproveitou dessa situação para buscar a aprovação de uma reforma da previdência contra os servidores públicos.”, destaca Rosália Fernandes, pré-candidata a prefeita de Natal.

Numa campanha atípica e sem tempo de TV, o partido pretende apresentar um programa socialista que denuncie as desigualdades do capitalismo, enfrente o poder e os privilégios das grandes empresas em Natal e foque no combate ao descaso da saúde, educação e transporte. O principal veículo para tentar furar o bloqueio antidemocrático das eleições serão as redes sociais. O PSTU também irá defender uma nova forma de organização do poder na cidade de Natal, através de conselhos populares, formados pela população nos bairros, aos quais as secretarias e a Prefeitura estarão submetidas.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto