Perspectivas para um projeto de desenvolvimento regional

Mossoró tem grande potencial para ser a locomotiva econômica do estado do Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares)

Por Gutemberg Dias*

A Região Imediata de Mossoró tem uma potencialidade econômica invejável. Mas, o que falta para ela realmente ser a locomotiva econômica do estado do Rio Grande do Norte? Essa é uma pergunta que merece uma resposta bem criteriosa, pois não adianta apenas dizer que temos petróleo, sal, fruticultura, vento e sol, seria insuficiente usar essa retórica eleitoreira para responder.

Essa região, como disse, dispõe de potenciais naturais que podem ser aproveitados de inúmeras formas, sejam individualizados ou conectados, garantindo uma grande sinergia econômica. Um exemplo claro disso é a produção de petróleo, sal e cal de alta pureza que juntos são a base para a indústria de PVC. Ainda podemos citar o polo cimenteiro que já começou a ser estruturado, temos duas fábricas em operação e novos projetos em andamento.

A indústria do petróleo, mesmo em declínio, ainda tem muita perspectiva com esse novo cenário de produção. A expertise adquirida durante anos precisa ser melhor aproveitada e a atração de indústrias de bens e materiais para uso na cadeia pode ser uma oportunidade a ser estruturada. Temos uma boa logística e estrategicamente a região está bem-posicionada geograficamente para atender todo o onshore brasileiro.

O turismo, também, tem muita perspectiva. Essa região e em seu entorno tem praias belíssimas, serras, complexos cársticos (cavernas), salinas entre outras atrações que precisam ser mais bem aproveitadas. Estruturar políticas de fomento a essa cadeia precisa ser um dos pilares dos governos estadual e municipais levando em consideração duas perspectivas: a interiorização do turismo e a geração de emprego e renda.

Essas potencialidades podem ser trabalhadas de forma múltiplas na perspectiva de turbinar a econômica regional. Mas, como disse, não adianta apenas ter o recurso natural, se não houver planejamento voltado ao desenvolvimento econômico ele continuará sem o valor agregado que é o grande diferencial competitivo.

Particularmente, sinto que falta planejamento por parte dos entes federados no tocante ao desenvolvimento econômico regional. Os grandes projetos que se assentam na região não têm assinatura dos governos municipais e estadual, geralmente são oportunidades visualizadas por grupos empresariais a partir de estudos próprios. Agora imagine essa região, com todas suas potencialidades, dotada de um projeto de desenvolvimento econômico encadeado, certamente atrairíamos vultuosos investimentos.

Acredito que Mossoró, por ser a cidade polo, deve encabeçar uma discussão a despeito de um projeto regional de desenvolvimento, haja vista que será extremamente beneficiada já que congrega a melhor infraestrutura da região e, naturalmente, receberá os principais investimentos.

Eu não tenho dúvida nenhuma que se houver, sobretudo, vontade política para elaboração desse projeto de desenvolvimento regional e sua implantação, essa região será a locomotiva econômica do estado. Pode anotar!

*É professor universitário.

Este texto não representa necessariamente a mesma opinião do blog. Se não concorda faça um rebatendo que publicaremos como uma segunda opinião sobre o tema. Envie para o barreto269@hotmail.com e bruno.269@gmail.com.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto