Diário do RN
A um ano da eleição, o Diário do RN publicará uma pesquisa completa a respeito do que pensa o eleitorado de Natal sobre o pleito municipal de outubro de 2024.
Durante três dias, o Instituto DataVero fez uma verdadeira radiografia do eleitor natalense, incluindo questionamentos inéditos como a definição ideológica do eleitor, se ele se define de centro, direita ou esquerda; por qual time torce o eleitor de Natal e em quem vota? Qual o principal problema da cidade? O instituto utiliza uma plataforma digital de geolocalização, que aponta por satélite, os locais pesquisados.
A pesquisa DataVero/Diário do RN também vai apresentar a opinião do eleitor sobre qual candidato deve ser apoiado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e qual a força das lideranças estaduais no pedido de voto ao eleitor; também traz o peso das lideranças nacionais no pleito municipal, ao perguntar ao eleitorado se ele atende um pedido de Lula ou Bolsonaro para votar num candidato a prefeito de Natal e como está o humor do natalense com as gestões de Álvaro Dias, Fátima Bezerra e Lula da Silva.
O levantamento traz um detalhe, o item regular, que geralmente é atribuído ao positivo por quem é governo e negativo por quem está na oposição, nesse caso, a pesquisa traz um regular para mais e outro regular para menos, justamente para identificar de forma mais explícita o pensamento do eleitor.
Para a editora do Diário, Ana Carla Queiroz, o levantamento terá um impacto forte no atual momento político pela transparência dos dados pesquisados: “A pesquisa Diário do RN/DataVero vai apresentar as informações tradicionais, como aceitação, rejeição, avaliação de gestão; mas vamos mostrar também um material riquíssimo em dados a partir do cruzamento de informações. Ou seja: saberemos qual o perfil do eleitor que vota naquele candidato, onde mora, qual sexo, idade, posição ideológica, time de futebol da preferência, religião, renda. Esse tipo de informação geralmente não é publicado com detalhes, pois serve para estudo de partidos ou candidatos”, disse a editora.
Além dos dados colhidos nas 1013 entrevistas feitas pelo Instituto DataVero em 36 localidades de Natal, a pesquisa que será publicada pelo Diário é quantitativa, mas vai trazer também um recorte de levantamento qualitativo, segundo Ana Carla Queiroz: “Pela primeira vez, será revelado o motivo do voto do eleitor e também o motivo de sua rejeição. É um levantamento que vai trazer revelações impressionantes, pois saberemos porque o eleitor rejeita tal candidatura ou tem intenção de votar naquele nome. Além do motivo, quando é feito o cruzamento, aparece uma riqueza de informações que vão revelar a real intenção de voto do eleitor e saberemos todos os detalhes de quem é e como pensa o eleitorado”.
A pesquisa Diário do RN/DataVero tem margem de erro de 3% e será publicada na edição impressa do jornal desta quarta-feira.