Agora RN
A vereadora de Mossoró, Plúvia Oliveira (PT) fez duras críticas à gestão do prefeito Allyson Bezerra (União), acusando-o de negligenciar políticas habitacionais e ignorar programas federais como o “Minha Casa Minha Vida”. Ela afirmou que a falta de iniciativas na área da habitação representa uma postura intencional do prefeito para evitar dar crédito ao governo Lula (PT), prejudicando a população mossoroense.
“Allyson perdeu os prazos. Porque é prático, é estratégico da política dele não querer acessar ou se negar a acessar os programas do governo federal, para desqualificar ou tentar dizer que a gestão do presidente Lula não é uma gestão que chega para as pessoas. Mas que bom que as pessoas não são desinformadas, que bom que as pessoas sabem o que é que o governo do PT faz quando chega na presidência, quando chega no governo do estado, quer mudar para melhor a vida das pessoas”, afirmou, em entrevista à 98 FM.
Segundo Plúvia, Mossoró não participou de programas habitacionais nos últimos anos, mesmo com iniciativas federais disponíveis. Ela destacou que outras cidades do Rio Grande do Norte, como Assú e Baraúna, avançaram na construção de moradias populares enquanto Mossoró ficou estagnada. “Assú vai construir mais de 100 moradias. Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado… E Mossoró? Não terá moradias populares”, criticou.
A vereadora mencionou problemas nas moradias existentes. “Os últimos que foram construídos, como no Odete Rosado, a gente vê aí o caos que é. Casas rachadas, em terrenos bem longe, porque isso também é intencional, quem está no poder coloca as pessoas mais distantes como processo de higienização da cidade”, afirmou.
Ela reforçou a importância de programas habitacionais federais para reduzir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida da população. “O programa Minha Casa Minha Vida voltou depois do presidente Lula, porque aquele projeto que mudaram de nome para chamar Casa Verde e Amarela não botou tijolo em canto nenhum, não fez nada em nenhum canto, não funcionou. O que funciona é o Minha Casa Minha Vida”, argumentou.
Plúvia apontou que Mossoró enfrenta um aumento no número de pessoas em situação de rua e ressaltou a necessidade de políticas públicas para reverter essa realidade. “Ninguém mora na rua porque quer. Algumas pessoas estão lá por conta das drogas, que é uma questão de saúde pública, e outras simplesmente não têm onde morar. A gestão precisa buscar recursos e investir em moradia digna”.
Também apontou a precariedade de infraestrutura urbana. Ela mencionou comunidades como Terra Prometida e Estrada da Raiz, onde ainda há casas de barro, expondo os moradores a riscos sanitários e sociais. “Nós ainda temos muitas casas em Mossoró construídas de barro, que geram inúmeros problemas de saúde. A prefeitura precisa tomar responsabilidade”, disse.
A gestão Allyson Bezerra não se manifestou até o fechamento desta matéria. A vereadora Plúvia Oliveira prometeu continuar cobrando ações do executivo municipal, especialmente em pautas ligadas à habitação, infraestrutura e assistência social.