Polícia Federal abre inquérito para investigar conduta golpista de General Girão

Girão é alvo de inquérito por conduta golpista (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a conduta do deputado federal General Girão (PL) por incitação ao golpe de estado fracassado do dia 8 de janeiro deste ano, inclusive em período posterior aos atentados na Praça dos Três Poderes em Brasília.

A investigação apura que o parlamentar do Rio Grande do Norte realizou postagens em redes sociais e apareceu em vídeos incitando a animosidade entre as Forças Armadas e os Poderes Constitucionais.

Nesta investigação a Polícia Federal apura que o deputado sugere a um grupo de pessoas para se manter firmes no sentido de cometer crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Os crimes apurados são: tentativa de abolição com emprego de violência ou grave ameaça, do Estado Democrático de Direito, e tentativa de deposição, por meio de violência ou grave ameaça, de governo legitimamente constituído.

O delegado federal Victor Menezes comunicou a abertura do inquérito ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que em julho já tinha determinado a Polícia Federal que abrisse um inquérito para apurar a conduta de Girão após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No final do ano passado, Girão chegou a prometer um Papai Noel “camuflado” aos manifestantes golpistas, que estavam acampados na Porta do 16 RI, em Natal. Ele também chegou a sugerir que os CACs formassem uma milícia armada em apoio ao então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com informações do UOL.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto