População de Parnamirim poderá ser maior que a de Mossoró até 2033

A última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que Mossoró em breve será ultrapassada por Parnamirim em termos populacionais. Em um ano o número de habitantes da capital do Oeste potiguar cresceu metade do registrado para a cidade da região metropolitana de Natal.

O crescimento populacional de Mossoró entre 2019 e 2020 foi de 1,09% enquanto em Parnamirim foi de 2,13%. Em termos numéricos a capital do Oeste ganhou 3.240 novos moradores enquanto a cidade “Trampolim da Vitória” recebeu 6.358.

A se manter esta tendência a população de Parnamirim deverá superar Mossoró em 2033 de acordo com cálculo feito a pedido do Blog do Barreto pelo professor Prof. Dr. Mademerson Costa do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O quadro impressiona ainda mais quando comparamos que a evolução populacional das duas cidades nos últimos 29 anos. Em 1991, Parnamirim possuía 63.312 habitantes enquanto que Mossoró tinha mais que o triplo de moradores com 192.267 (ver quadro abaixo)

Observe que Parnamirim praticamente dobrou de tamanho duas vezes nos anos 1990 e 2000 enquanto Mossoró aumentava seu quantitativo de habitantes de forma mais modesta.

O chefe da unidade estadual do IBGE no Rio Grande do Norte Damião Ernane explica que essa situação passa e pelo fato de Parnamirim atrair moradores de Natal. “Parnamirim, com ampla expansão imobiliária e apresentação de movimentos sazonais diários para o trabalho na capital, o que é conhecido popularmente como cidade dormitório”, destacou.

Outro aspecto está relacionado ao crescimento econômico (ver gráfico abaixo).

“Embora Mossoró não tenha apresentado crescimento percentual similar a Parnamirim, as duas cidades de maior porte populacional depois da Capital, o maior município do Oeste Potiguar também pode ter seu crescimento explicado por fenômenos relacionados a aspectos econômicos, melhor estrutura de serviços da região, se constituindo como centro de influência e atração populacional. Conforme pode ser observado na Figura 1 (ver acima), o número de empresas nos dois municípios apresentou crescimento de 2006 a 2018, que em alguma escala pode ter contribuído pelo crescimento populacional de ambos”, acrescenta Damião Ernane.

Nova Realidade

O quadro de saída da Petrobras do Rio Grande do Norte impacta diretamente em Mossoró que perderá parte de seus habitantes atraídos pela indústria do petróleo que passará ao controle da iniciativa privada que por natureza contrata menos funcionários.

Compartilhe:

Comments

comments

Uma opinião sobre “População de Parnamirim poderá ser maior que a de Mossoró até 2033

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *