Precisamos de mais gente BOA na política

Por Rafael Cunha e Gustavo Barreto

Enquanto o interesse particular for mais forte que o interesse público, teremos aquela velha política de “toma lá da cá”, hoje, cada cidadão mossoroense anseia pelo dia em que teremos NOVOS políticos, que busquem atender ao interesse público em primeiro lugar. Precisamos de mais gente BOA na política!

Nem todos precisam ser políticos para participarem da política. Afinal, todos nós somos, no fundo, políticos. Todos queremos educação, saúde, segurança! Queremos infraestrutura de qualidade, queremos uma vida digna para nós e para nosso povo. Mossoró hoje é apelidada de “Cidade Lunar” por causa dos muitos e muitos buracos! São décadas de ajeitadinho que não deu certo. Precisamos fazer algo em relação a isso, precisamos participar mais da política!

O Partido Novo vem atuando em Mossoró com essa finalidade: propõe-se a ser uma ferramenta para pessoas comuns e bem-intencionadas fazerem da política um instrumento de progresso coletivo. Mas por que mais um partido político, quando já existiam 34 outros? Os motivos se resumem em: princípios e valores.

Nascido do ideal de um grupo de 181 pessoas comuns, nenhum deles com ligações políticas partidárias ou eleitorais, o Novo é o único partido que:

– Não usa dinheiro dos impostos para se manter (ou famigerados Fundos Partidário e Fundo Eleitoral)

– Faz um processo seletivo para escolher e preparar os interessados em serem candidatos nas eleições seguintes;

– Proíbe reeleição de seus filiados para cargo no Poder Executivo e permite apenas uma reeleição para cargos Legislativos;

– Proíbe que dirigente do partido seja candidato em eleições. Para se candidatar, o dirigente tem que deixar o posto de diretoria que ocupa no partido pelo menos 1 ano antes das eleições.

– Defende verdadeiramente a diminuição do tamanho do Estado, seus custos e privilégios, devolvendo poder e dinheiro para quem realmente merece tê-los: os cidadãos.

O Partido Novo foi homologado pelo TSE em 2015 e participou de suas primeiras eleições em 2016, com candidatos a vereadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Conseguiu eleger um vereador em cada cidade, a exceção de Curitiba. Em 2018, participou das primeiras eleições nacionais, com candidato próprio a Presidente da República, João Amoedo, sendo o 5º mais votado e ficando a frente de políticos e partidos tradicionais, como Marina Silva e Henrique Meireles, do MDB. Elegeu ainda 8 Deputados Federais, 11 Deputados Estaduais, 1 Deputada Distrital (DF) e o primeiro eleito pelo Novo a cargo no Executivo: O Governador de MG, Romeu Zema.

Em Mossoró, o Novo vem promovendo reuniões semanais abertas ao público e gratuitas com temas variados, para trazer as pessoas comuns a participarem mais da política. A meta é aumentar o número de filiados para viabilizar a criação do Diretório Municipal e, só assim, termos candidatos pelo Novo em Mossoró nas eleições de 2020. Convidamos todos a participarem. Afinal, como se diz, se as pessoas de bem não ocuparem espaço, más pessoas ocuparão.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto