Preconceito contra nordestinos será tema de mesa no festival literário da Ufersa

Foto: reprodução

O preconceito persistente contra nordestinos será tema de uma mesa de debates do Macambira, festival literário da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O encontro será realizado nesta quarta-feira (3), às 18h50, com o jornalista e escritor Octávio Santiago.

Autor do livro “Só sei que foi assim: a trama do preconceito contra o povo do Nordeste”, publicado em junho pela Autêntica e baseado em sua tese de doutorado, Octávio investiga a formação histórica e social desse tipo de discriminação no Brasil. A obra, já em terceira tiragem e entre os mais vendidos da Amazon, identifica cinco pilares que sustentam esse processo: desigualdade, racialização, monotema, interesses e estereótipos.

Nesta segunda-feira (1º), a revista Quatro Cinco Um, principal publicação dedicada ao mercado editorial brasileiro, incluiu o título na lista “Os Melhores Livros do Ano”.

A mediação da mesa será feita por Cícera Cajazeiras, sob o tema “O lugar do excluído na literatura”. O festival acontece no campus da Ufersa e a entrada é gratuita.