Preços das passagens da linha aérea Mossoró/Natal disparam chegam a subir até 900% após aumento de demanda

Preços disparam na linha entre Mossoró e Natal (Foto: Willian Santos)

Diário do RN

Os preços variam de R$ 100 a mais de mil reais. As passagens da LATAM no trecho Natal-Mossoró-Natal às vezes são um atrativo, mas outras crescem cerca de 900% para o mesmo trecho de cerca de 280 quilômetros. Com o rompimento da ponte entre os quilômetros 204 e 206 da BR-304, entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento, no dia 31 de março, a demanda do trecho tem aumentado e os preços têm sofrido uma variação maior.

A reportagem do Diário do RN entrou em contato com a VoePass Linhas aéreas, responsável pelo serviço, para obter informações sobre a ocupação dos voos e sobre a política de definição de valores, mas a empresa “informa que, por motivos estratégicos, não compartilha as informações solicitadas”.

Antes do incidente na única BR que liga a capital à segunda cidade do estado, a ocupação estava abaixo de 40%, o que acendeu sinal de alerta no Governo do RN e em entidades produtivas sobre a possibilidade de suspensão dos voos. Entretanto, nos últimos dias, houve um incremento, conforme informou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Mossoró (CDL), Stenio Max, uma das entidades que vem monitorando as linhas que atendem Mossoró e região.

“Com a interrupção da BR, a ocupação aumentou bastante. Antes do rompimento da barragem era em torno de 40% Natal-Mossoró; e Mossoró-Natal 50%, mas aumentou bastante agora. Realmente houve um rumor de interromper o voo, mas a informação que eu recebi ontem é que estão mantidos os voos”, explica.

Sobre os altos valores das passagens, o presidente indica que o valor em torno de 100 reais “foi um atrativo inicial, mas deve fica num patamar em torno de R$ 300”, afirma.

A secretária do Estado do Turismo do RN, Solange Portela, que tem acompanhado, juntos às entidades e empresa aérea, as demandas e procura dos serviços, cita a lei da procura e da oferta, e observa que com a atividade econômica o “Estado não tem como influenciar”, embora não tenha citado a dificuldade e os altos valores para acesso ao aeroporto Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante, o “aeroporto de Natal”.

O Governo do RN, Prefeitura de Mossoró, Fecomercio, CDL Mossoró, Sindlojas, Mossoró Convention Bureau e outras entidades estão, a partir do alerta ligado pela própria VoePass em reunião com a secretaria de Turismo do RN, monitorando e mobilizando ações para estimular a procura pelos voos.

“Essas entidades de Mossoró se prontificaram a fazer uma ação de maior divulgação do voo junto aos seus associados, porque uma das coisas que o próprio pessoal falou é que muita gente em Mossoró não sabe que tem essa opção de vir para Natal de avião de uma forma mais rápida.

Vamos também fazer uma ação promocional nas redes sociais e o Mossoró Convention Bureau vai organizar a estrutura e passeios para que façam a divulgação do destino e do voo”, explica a secretaria.

Para o presidente da CDL, há ainda um “problema de logística” que pode ser resolvido com o aumento da frequência de voos.

“A ideia é provocar a própria LATAM para que esse voo seja diário. Hoje tem o voo segunda, quarta, sexta e domingo e aí a gente às vezes quer ir pra Natal, vai e tem que pernoitar. Então tem dois problemas com esse pernoite, é o custo do pernoite e o deslocamento do aeroporto. Se tiver esse voo diário com certeza apesar de aumentar o número, também deve aumentar a demanda de voos. E esse é um pleito que a gente está protocolando junto a LATAM”, diz.

Outros voos

Segundo informações repassadas pela secretaria de Turismo, o trecho Mossoró a Fortaleza, da mesma companhia, não passa pelo problema; e o trecho Mossoró a Recife, realizado pela Azul Companhias Aéreas, também apresenta boa ocupação. Mesmo assim, os trabalhos também envolvem as demais linhas.

“Também vamos incentivar o voo pra Recife, já que são duas companhias aéreas que voam para Mossoró. Então a ideia é a gente divulgar como um todo. Estamos fazendo ações de marketing digital, os horários e tudo mais para incentivar”, enfatiza Portela.

Após reativação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, os voos da Azul passaram a operar desde 2017. Já após o apelo das entidades empresariais para incrementar a operacionalização na segunda cidade do estado e, depois da cessão, pelo Governo do RN, do aeroporto para a Infraero, no ano passado, a Latam passou a operar em outubro.

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Reportagem especial

Canal Bruno Barreto