Prefeito destaca desempenho acima da média de Mossoró no IDEB

educacao

O Governo Federal divulgou nesta quinta-feira, 8, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2015. O prefeito Francisco José Junior (PSD) avalia que os dados comprovam que a educação da rede municipal de Mossoró está entre as melhores do país.

Segundo o levantamento, que analisa, por meio da Provinha Brasil, o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação, Mossoró possui hoje um IDEB de 5.6 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e 4.7 nos anos finais (6º ao 9º). Os índices são superiores às médias nacionais nessas mesmas sérias: 5.3 e 4.1, respectivamente, na rede municipal de todo o país.

O resultado alcançado na gestão do prefeito e candidato à reeleição Francisco (PSD) também coloca a cidade em posição de destaque se comparado o IDEB da cidade com as capitais do Nordeste. Levando em consideração os anos finais do Ensino Fundamental, a média alcançada por Mossoró é melhor do que todas as capitais do Nordeste. Nos anos iniciais, apenas Teresina, no Piauí, possui índice melhor do que o município potiguar.

Para o prefeito Francisco José Junior, os números são resultados de um olhar especial voltado para a educação municipal. “Nunca se investiu tanto nesse setor prioritário. Os indicadores estão aí para comprovar. Hoje a nossa rede municipal não deixa a desejar nem mesmo para as escolas privadas. Nossos alunos contam com tecnologia educacional de ponta, projetos de incentivo à leitura, mesas digitais, entre tantas outras ações que reforçam o nosso compromisso com essa área, que receberá ainda mais atenção no nosso segundo mandato”, destacou.

Além dos avanços já citados, a rede municipal de educação também recebeu, ao longo dos últimos dois anos, o reforço de mais de 350 novos professores, convocados por meio de concurso público, certame que já foi prorrogado. “Eleito mais uma vez pelas famílias mossoroenses, vamos dar continuidade a essa política de investimento que mudou para melhor a educação em nossa cidade, o que passa, necessariamente, pela contratação de mais professores”, garantiu Francisco.

Evolução

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o IDEB da rede municipal estava estagnado desde 2011. Essa realidade mudou na gestão de Francisco. O índice divulgado pelo Governo Federal mostra uma evolução nessas sérias, cuja média saltou de 5.1 para 5.6, o que corresponde ainda a um ponto acima da meta projetada para 2015.

Comparativo o IDEB da rede municipal de Mossoró com as médias nacionais, do RN, e das capitais do Nordeste:

Mossoró

Anos iniciais: 5.6

Anos Finais: 4.7

 

Rio Grande do Norte (Federal, Estadual e Municipal)

Anos Iniciais: 4.4

Anos Finais: 3.4

 

Brasil (Rede Municipal)

Anos Iniciais: 5.3

Anos Finais: 4.1

 

Capitais do Nordeste

Natal

Anos Iniciais 4.7.

Anos Finais 3.6

 

Fortaleza

Anos Inicias: 5.4

Anos Finais: 4.4

 

Salvador

Anos Iniciais: 4.7

Anos Finais: 3.4

 

João Pessoa

Anos iniciais: 4.6

Anos Finais: 3.8

 

Recife

Anos Iniciais: 4.6.

Anos Finais 3.5

 

Aracaju

Anos Iniciais: 4.4.

Anos Finais: 3.4

 

Maceió

Anos Iniciais: 4.4

Anos Finais 3.4

 

Teresina

Anos Iniciais: 6.1.

Anos Finais: 5.2

 

São Luís

Anos iniciais 4.5

Anos Finais 3.9.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *