Prefeitura apresenta metas do projeto Mossoró Iluminada

Foto: Ismaquias Peixoto

O programa Mossoró Iluminada irá revolucionar o sistema de iluminação pública da cidade. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró visa ampliação e modernização da rede com substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED. O planejamento da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) é deixar o município totalmente com lâmpadas de LED até 2023.

Benefícios

Dentre os benefícios diretos à população estão: alta eficiência luminosa, proporcionando aumento da segurança; alta eficiência energética, reduzindo em até 70% os custos com energia elétrica; longa vida útil das luminárias, reduzindo trocas; redução dos custos com manutenção.

Histórico

De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura, de 2016 a 2020, isto é, num período de cinco anos, o município realizou a substituição de 9.296 luminárias.

Para os próximos anos, o Mossoró Iluminada prevê metas que contemplam todos os bairros da cidade e comunidades da zona rural, com números superiores em relação aos últimos cinco anos, objetivando deixar Mossoró 100% iluminada com lâmpadas de LED.

Metas

Em 2021: 10.000 luminárias substituídas

Em 2022: 12.000 luminárias substituídas

Em 2023: 15.000 luminárias substituídas

Os números apresentados revelam a pretensão da Prefeitura de Mossoró em deixar a cidade em sua totalidade iluminada com lâmpadas de LED. Além disso, o planejamento do Executivo municipal é ampliar a rede levando a iluminação pública para localidades que ainda não são atendidas com os serviços.

Investimento

A ampliação e modernização da rede de iluminação pública em Mossoró, zonas urbana e rural, envolvem um investimento de 30 milhões de reais até 2023, dotando a cidade de infraestrutura moderna para melhorar a qualidade de vida da população.

Planejamento

As equipes da Secretaria de Infraestrutura trabalham todos os dias para garantir o cumprimento das metas do programa. De segunda a sexta-feira, são realizadas substituições das lâmpadas de vapor por LED nos bairros da cidade. Nos finais de semana, a Prefeitura promove a troca nas comunidades rurais.

A modernização nas grandes avenidas engloba os seguintes aspectos: diminuição da distância entre os postes e iluminação de LED de alta luminosidade.

Bairros com 100% de iluminação em LED:

Santa Delmira, Pintos, Liberdade I, Planalto Treze de Maio, Alameda dos Cajueiros, Parque Universitário, Vingt Rosado (primeira e segunda etapas), Ilha de Santa Luzia, Aeroporto II.

Comunidades rurais com 100% de iluminação em LED:

Cabelo de Nego, Solidão, Independência, Cristais, Melancias, Mulunguzinho, Córrego Mossoró, Comunidade 31.

Principais ruas e avenidas com iluminação em LED:

Avenida Afonso Pena, Avenida Juvenal Lamartine, Avenida Sérvulo Marcelino, Avenida dos Automóveis, Rua Lopes Trovão (trecho até a Avenida Alberto Maranhão), Rua Francisca Maria de Morais (lateral do Hospital da Mulher), Rua Santa Maria, Prolongamento da Coelho Neto (pista nova).

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter