Prefeitura de Mossoró mantém plano municipal de reabertura gradual da economia

Com manutenção do plano gradual de abertura, novos serviços e estabelecimentos passam a funcionar a partir de amanhã (Foto: arquivo)

Novos setores do comércio e do segmento de serviços em Mossoró estão autorizados a funcionarem a partir de amanhã, 8. A Prefeitura de Mossoró informou nesta terça-feira, 7, que mantém inalterado o plano municipal sobre a retomada dos segmentos do comércio e serviços na cidade. Com isso, nessa quarta-feira, segue o cronograma que contempla a fração 2 de reabertura. A medida é confirmada apesar do índice elevado de ocupação dos leitos críticos do SUS para o tratamento de pacientes com sintomas da Covid-19 na cidade e no Rio Grande do Norte como um todo.

De acordo com o Município, a decisão conta com o respaldo do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e os casos estão em desaceleração. A Prefeitura disse que vai continuar monitorando a curva e volta a reavaliar o plano daqui a uma semana.

De acordo com a Sala Pública do RegulaRN, observada às 19h50 desta terça-feira, os 20 leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia estavam ocupados; no Hospital São Luiz, o índice de ocupação era de 91,2% (31 leitos de UTI ocupados, três disponíveis e um bloqueado).

Segundo boletim epidemiológico divulgado ontem, 6, pela Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN) e pela própria Prefeitura, a cidade tinha 3.442 casos confirmados e registrava 137 óbitos com confirmação da doença. Os dados dos municípios desta terça-feira, 7, ainda não foram divulgados.

Como ocorre em todo o país, em Mossoró, os números relacionados ao coronavírus continuam aumentando.

Um mês antes do boletim mais recente, em 6 de junho, segundo a Secretaria Estadual, a cidade registrava 1.279 casos confirmados da Covid-19 e 68 óbitos com confirmação da doença.

Setores incluídos na fração 2 do plano municipal:

Segundo o plano municipal, a partir de amanhã estão autorizadas a abrir lojas de até 600m² e com ‘porta para a rua’ dos segmentos de móveis, eletrodomésticos e colchões; departamento e magazines (que não funcionem em shoppings ou centros comerciais; agências de turismo; lojas de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca; estabelecimentos de instrumentos musicais e acessórios; equipamentos de áudio e vídeo e lojas de eletrônicos/informática e equipamentos de telefonia e comunicação; além de joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos e lojas de cosméticos e perfumaria;

No segmento de alimentação a autorização, conforme a Prefeitura, é válida para restaurantes, lanchonetes e food-parks de até 300m², com até quatro pessoas por mesa, distância de dois metros entre as mesas e um metro entre as pessoas e proibição da venda e consumo de bebida alcoólica no estabelecimento.

A Prefeitura informou que vai publicar o novo decreto detalhando a reabertura.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto