Prefeitura diz ajudar catadores

Prefeitura apresenta EPIs para catadores (Foto: Secom/PMM)

Após o Blog do Barreto reproduzir notícia de que o Ministério Público recomendou que a Prefeitura de Mossoró forneça material de proteção para os catadores da cidade, a administração se manifestou sobre o tema.

Segue a notícia:

Prefeitura de Mossoró apoia Associações de catadores de materiais recicláveis na retomada da coleta seletiva

 

Após sete meses com as atividades paralisadas devido a pandemia do coronavírus, as Associações de Catadores da cidade de Mossoró voltaram a realizar o serviço da coleta seletiva. O serviço está sendo retomado gradativamente pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (Ascamarem) e também pela Associação Comunitária Reciclando para Vida (Acrevi).

A secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, falou sobre o apoio que a Prefeitura de Mossoró presta às Associações e como se deu o retorno das atividades. “Foi disponibilizado para os catadores os uniformes, incluindo calçados e equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, caminhões com motoristas para que o retorno ao trabalho pudesse ser realizado com segurança para os trabalhadores”, disse.

Kátia também falou sobre o trabalho junto à vigilância sanitária que vai auxiliar os catadores no manejo com material. “Além do fornecimento dos equipamentos de segurança nós vamos trabalhar em parceria com vigilância sanitária, elaborando uma capacitação para esses catadores, com orientações sobre os cuidados com objetivo de zelar e preservar e vida deles, sem incidentes”, falou Kátia.

De acordo com Ronaldo Nunes, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (Ascamarem), a população pode continuar separando os materiais para serem recolhidos pelas equipes. “As pessoas podem continuar a separação como faziam antes, dos materiais de resíduos sólidos e se atentar para os produtos que possam estar contaminados. Pedimos também pra não colocar as máscaras usadas junto com esse material”, disse.

A coleta seletiva no município foi suspensa no mês de março seguindo as orientações da Associação Brasileira de engenharia sanitária ambiental e do Ministério da Saúde. O objetivo foi conter a disseminação do coronavírus entre os trabalhadores e evitar o contato com os materiais que poderiam estar contaminados.

Para informações sobre o roteiro da coleta seletiva, a população pode entrar em contato com as associações:

Ascamarem – 84 98621-2776

Acrevi – 84 99828- 4180

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto