Prefeitura rebate falas do presidente da Caern, mas não confirma doação de terreno para passagem de adutora

O presidente da Caern e o prefeito de Mossoró (fotomontagem: Blog do Barreto)

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) rebateu as falas Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN)  Roberto Sérgio Linhares, em entrevista ao programa Foro de Moscow na tarde de hoje (5). A entrevista foi repercutida pelo Blog do Barreto mais cedo (Veja AQUI).

Segundo Linhares, a demora e a negativa da Prefeitura em ceder terreno para passagem da adutora Apodi-Mossoró causará um prejuízo de R$ 1.8 milhão por cada mês de espera. “Não houve autorização do município para a cessão do terreno e isso faz com que uma obra que a CAERN retomou, investindo 100 milhões de reais para resolver o problema da situação de Mossoró com água fique atrasando (…) para cada mês em que eu atraso essa obra é  R$ 1.8 milhão de reajustamento. Dinheiro público sendo jogado fora!” afirmou o presidente da CAERN

Em nota, a PMM confirmou que recebeu a solicitação da CAERN,  mas que o pedido está em tramitação, dentro das secretarias competentes.

“Nos dias 11 e 13 de setembro, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Governo e Procuradoria Geral do Município (através dos Despacho 2- 9.957/2023 e Despacho 3-10.014/2023 e Despacho 3- 10.016/2023) respondeu à demanda remetendo-a à Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Consultoria Geral do Município, conforme o que compete a cada unidade, para adoção das medidas cabíveis, dando os devidos encaminhamentos nos órgãos internos”, destaca a nota.

Sem confirmar se o terreno será ou não cedido para as obras, a PMM aproveitou para criticar a CAERN.

“A Prefeitura destaca, ainda, a urgência da concepção e apresentação de plano emergencial com providências por parte da Caern para sanar a falta de água em Mossoró, que prejudica milhares de famílias mossoroenses. O referido plano solicitado pela Prefeitura também foi tema discutido à exaustão na referida reunião do dia 29 de setembro, mas até agora sem a devida regularização do desabastecimento na cidade”.

Confira a nota na íntegra

NOTA

A Prefeitura Municipal de Mossoró esclarece a toda a população mossoroense a respeito de solicitação feita pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) ao Município o seguinte:

Nos dias 5 e 6 de setembro de 2023, a Caern solicitou à Prefeitura de Mossoró a adoção de medidas necessárias para a desapropriação de terreno destinado à construção de obra, licenciamento ambiental e cessão de uso de terreno destinado à obras de abastecimento.

Nos dias 11 e 13 de setembro, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Governo e Procuradoria Geral do Município (através dos Despacho 2- 9.957/2023 e Despacho 3-10.014/2023 e Despacho 3- 10.016/2023) respondeu à demanda remetendo-a à Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Consultoria Geral do Município, conforme o que compete a cada unidade, para adoção das medidas cabíveis, dando os devidos encaminhamentos nos órgãos internos.

No dia 27 de setembro, a Prefeitura enviou Ofícios nº 756/2023-GP/PMM e Nº 757/2023-GP/PMM, direcionados à Caern informando que as solicitações da mesma quanto ao terreno para construção de obra e licenciamento ambiental se encontravam em andamento no Município, como também convidando a diretoria da Companhia para reunião, na qual seriam tratados assuntos de interesse comum das duas instituições, reunião esta que acontecera em 29 de setembro, no Palácio da Resistência, na qual foi discutido amplamente sobre o andamento de todas as solicitações.

A Prefeitura Municipal de Mossoró esclarece que todas as solicitações feitas pela companhia estão tendo o devido encaminhamento nas secretarias responsáveis, como está documentalmente comprovado através dos trâmites administrativos, conforme preza o devido processo legal na Administração Pública, logo não restando dúvida quanto à disposição para o diálogo e contribuição com as questões de interesse público.

A Prefeitura destaca, ainda, a urgência da concepção e apresentação de plano emergencial com providências por parte da Caern para sanar a falta de água em Mossoró, que prejudica milhares de famílias mossoroenses. O referido plano solicitado pela Prefeitura também foi tema discutido à exaustão na referida reunião do dia 29 de setembro, mas até agora sem a devida regularização do desabastecimento na cidade.

A Prefeitura Municipal de Mossoró convida a Caern ao diálogo pautado na civilidade institucional e administrativa a fim de que alcancemos o bem comum do povo de Mossoró.

Mossoró-RN, 05 de outubro de 2023

Prefeitura Municipal de Mossoró

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto