Preparando a privatização? Empresa faz levantamento patrimonial da CAERN para revisão tarifária

CAERN passa por revisão patrimonial (Foto: Assessoria/Governo do RN)

Contratada em maio do ano passado, após um processo licitatório, a empresa SETAPE – SERVIÇOS TÉCNICOS DE AVALIAÇÕES DO PATRIMÔNIO E ENGENHARIA LTDA está realizando um levantamento de todo o patrimônio da CAERN.

A empresa foi contratada pelo Governo do Estado em 18 de maio de 2018 pelo valor de R$ 4.479.764,08 (quatro milhões, quatrocentos e setenta e nove mil, setecentos e sessenta e quatro reais e oito centavos).

O trabalho iniciou-se pela Grande Natal ainda no ano passado e agora adentrou na Região de Mossoró onde técnicos da Setape estão fazendo as diligências.

Ontem, no Meio-Dia Mossoró o diretor da CAERN no município Márcio Bruno explicou que em princípio o foco não é privatizar a estatal, mas fazer a partir da avaliação patrimonial a atualização tarifária.  “Todo o investimento que a CAERN requer um retorno e partir disso é preciso fazer um levantamento do custo de tudo e isso é inserido na tarifa. É um processo em que a cada ciclo é feito”, acrescentou.

Ele explicou ainda que o levantamento ajuda a saber quanto a empresa efetivamente vale. “A Setape ganhou a licitação para o inventário da CAERN para saber o bem patrimonial da companhia. Isso se faz importante para um reconhecimento do quanto ele efetivamente vale e quanto é sua depreciação por sistema”, explicou.

A CAERN prepara uma revisão tarifária, mas com o levantamento de todo patrimônio torna mais rápida uma eventual privatização (rejeitada pelo programa da governadora Fátima Bezerra – PT) ou abertura de capital.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto