Presidente do IPERN afirma que previdência do RN vai levar 40 anos para se recuperar

Nereu Linhares, presidente do Ipern — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Nereu apresenta cenário sombrio para o RN sem reforma (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

“Nenhuma reforma no Brasil vai resolver o problema da previdência agora. No estado do Rio Grande do Norte, a previdência vem sendo distratada há várias décadas e os últimos dois governos pegaram o que já estava ruim e destruíram. A Previdência, para se recuperar, vai levar pelo menos 40 anos. Essas reformas que estão vindo agora são apenas o ponto de partida, vão apenas amenizar a situação”*, com essas palavras o presidente do Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN), Nereu Linhares, apresentou um diagnóstico do quadro previdenciário do Estado.

As palavras foram proferidas em entrevista ao Bom Dia RN da Intertv Cabugi. Na ocasião ele acrescentou que o déficit mensal do IPERN é de R$ 140 milhões, o que vai resultar em um déficit anual superior a R$ 1,5 bilhão.

Ele fez um apelo para que os deputados estaduais aprovem a reforma da previdência estadual até 31 de julho. “O estado fica desenquadrado, perde cancelamento do certificado de regularidade previdenciária, o CRP, e com esse cancelamento não receberá as parcelas voluntárias de recurso (federal). E, logo em seguida, será implementada automaticamente a emenda complementar federal 103 que é muito mais danosa para o servidor”, argumentou.

Nereu ainda argumentou que a proposta que está pronta para ser votada na Assembleia Legislativa é menos danosa ao servidor estadual do que a recentemente aprovada em nível federal.

*Aspas retiradas do Portal G1/RN.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto