Projeções indicam pelo menos 38 curados de covid-19 no RN até 10 de abril

Secretário de saúde afirma que quadro seria pior sem as medidas já tomadas como o isolamento social (Foto: Elisa Elsie)

As projeções (saiba mais AQUI) apresentadas hoje pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) apontam que Até o dia 10 de abril, sexta-feira, pelo menos 38 potiguares contaminados pelo novo coronavírus estejam curados.

Os dados não se baseiam no que está catalogado, mas em projeções que levam em conta as subnotificações. Durante a coletiva, o médico Ricardo Volpe, do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública, esclareceu que essas informações vão variar com o tempo a depender do comportamento da população.

A projeção indicou que até o dia 15 de maio mais de 38 mil potiguares contaminados pela covid-19 estejam curados.

Projeta-se que até sexta-feira o Rio Grande do Norte chegue a 10 mortes. Hoje a oitava confirmada.

O secretário estadual de saúde Cipriano Maia estima que o quadro seria bem pior se as medidas não tivessem sido tomadas. “O que fizemos já evitou, com certeza, a aceleração da transmissão e, consequentemente, o número de mortes. Mas quando olhamos os números e as tendências constatamos a importância de manter as medidas e intensificá-las. O ideal seria a supressão total da circulação de pessoas, mantendo apenas as exceções estritamente necessárias, como alguns países europeus fizeram já depois da crise instalada. Somente com medidas mais rígidas de isolamento social poderemos reduzir o contágio e retardar o esgotamento do sistema de saúde, anunciado para o final de abril ou início de maio”, disse.

Nota do Blog: isso não são dados de confirmação, mas estimativa.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto