Projeções indicam que mais de um milhão de potiguares podem pegar coronavírus até 15 de maio

As projeções realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública indicam que 1.275.318 podem ser infectados até o dia 15 de maio caso as estratégias de contenção do covid-19 não se intensifiquem. O cenário ainda prevê 38.674 pacientes recuperados e 10.586 óbitos.

O Rio Grande do Norte adotou a estratégia intermediária da mitigação (as outras são inação e inação, veja os significados abaixo).

Os dados incluem as perspectivas de subnotificações (confira no quadro abaixo).

“Se não fizermos nadas a tendência é perpetuar essa possibilidade”, explica o médico Ricardo Volpe do Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública.

O médico disse que os números podem ser modificados ao longo dos próximos dias, mas dependerá do comportamento da população. “Nós dependemos muita da colaboração da população. O isolamento social é o único remédio que nós temos para o covid”, acrescenta.

O secretário estadual de saúde pública Cirpiano Maia demonstrou preocupação com o descumprimento das medidas no Rio Grande do Norte. “É muito preocupante que as pessoas estejam desacreditando da necessidade do isolamento e querendo voltar à normalidade”, diz Cipriano Maia.

Confira o documento completo com as Projeções da Sesap

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto