PT do RN decidirá nova liderança neste domingo

Divaneide enfrenta chapa conjunta de Samanda e Isolda (Fotmontagem: Blog do Barreto)

Neste domingo, 6 de julho, os filiados e filiadas ao Partido dos Trabalhadores participam do Processo de Eleições Diretas (PED), momento central da democracia partidária petista, que definirá os rumos das direções e dirigentes do partido nos próximos anos. Petistas de todas as regiões do estado vão às urnas para eleger as novas direções municipais, estaduais e nacional do partido, bem como suas respectivas presidências.

A disputa pela presidência estadual do PT-RN promete ser concorrida. Estão no páreo a candidatura coletiva da Vereadora de Natal Samanda Alves e da Deputada Isolda Dantas e a candidatura da Deputada Estadual Divaneide Basílio. Além da eleição para presidência do partido, outras quatro chapas concorrem pela composição do diretório estadual, que deve ser distribuído proporcionalmente entre as chapas de acordo com a votação nesse processo. Também serão escolhidas as composições dos diretórios municipais e nacional do PT, o que torna o PED um espaço estratégico de debate para a definição de rumos da orientação partidária.

O CENÁRIO

A eleição tem mobilizado intensamente a militância petista e expressa diferentes visões sobre os caminhos que o partido deve trilhar nos próximos anos. A chapa formada por Samanda e Isolda é tida como a que parte com maior força na disputa. A chapa, que conta com duas correntes internas do partido, conseguiu agregar a capilaridade da atuação da Deputada Isolda, muito forte no interior do estado, e a força do Avante, corrente da Vereadora Samanda e da Governadora Fátima Bezerra, na região metropolitana de Natal. A articulação com diferentes setores da base petista é fundamental para o sucesso dos grupos presentes na disputa. Ainda assim, o cenário indica uma disputa acirrada.

Nos últimos anos, o PT-RN ampliou significativamente sua presença institucional, fortaleceu sua bancada parlamentar, conquistou prefeituras estratégicas e consolidou sua atuação como principal referência da esquerda potiguar. A definição da nova direção estadual será decisiva para manter esse ciclo de crescimento e preparar o partido para os desafios eleitorais dos próximos anos, tanto no plano estadual com a condução de Cadu ao governo, o aumento da bancada de deputados estaduais e federais e a recondução de Fátima ao Senado, quanto nacional com a reeleição do Presidente Lula

Os dois grupos já presidiram o partido no RN em momentos diferentes, mas atualmente o partido é presidido no estado pelo ex-deputado estadual Junior Souto, do grupo da Governadora Fátima.

Independente da visão de partido defendida, o PT-RN já definiu muito bem suas prioridades para 2026 e caberá às novas lideranças partidárias tocar o projeto de crescimento do partido de esquerda mais robusto do estado. Em 2026 o PT deverá se apresentar na disputa eleitoral em sua composição mais expressiva no RN desde a sua criação.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto