Rede Municipal de Ensino tem 50 projetos aprovados para a Feira de Ciências do Semiárido

Trabalhos de escolas de Mossoró são aprovados (Foto: Walmir Alves - Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) teve 25 projetos credenciados para a XII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar (FCSP) e outros 25 para a I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar Kids, eventos promovidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e que acontecerão entre os dias 25 e 27 de outubro no Centro de Exposição Enéas Negreiros (EXPOCENTER). Os 50 trabalhos foram selecionados durante a V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), ocorrida nos dias 15 e 16 deste mês.

Os projetos credenciados para a I Feira Kids da Ufersa serão apresentados no dia 25 de outubro. Os demais nos dias 26 e 27 de outubro. São trabalhos desenvolvidos por alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Pela primeira vez, a Fecirme abriu espaço para que estudantes dos Anos Iniciais participassem do evento. Agora, os projetos e mostras de maior destaque apresentados por esse grupo também estarão na I Feira de Ciências do Semiárido Potiguar Kids.

“A Fecirme foi um sucesso. Tivemos exposição de 180 projetos desenvolvidos por 512 alunos e 144 professores orientadores. Desse montante foram credenciados 50 projetos para a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, organizada pela Ufersa. A metodologia científica emerge como metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem, transformando a Educação Básica, promovendo protagonismo e autonomia dos alunos, fortalecendo fazeres e saberes docentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino”, pontua o professor Alexandre Andrade, coordenador da V Fecirme.

Os projetos credenciados devem ser submetidos à Feira de Ciências do Semiárido Potiguar por meio de inscrição virtual que segue aberta até o próximo domingo (25), no site https://cienciaparatodos.com.br/inscricoes/. A Feira da Ufersa tem como objetivo criar oportunidade para que estudantes do Ensino Fundamental possam mostrar seu potencial investigativo e inventivo nas mais diversas áreas do conhecimento, usando a metodologia científica.

“Ter nossos projetos apresentados em uma feira importante como a da Ufersa só comprova a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo na rede municipal. A nossa Feira de Ciências é o momento de coroação de um trabalho que foi construído e desenvolvido durante todo o ano. Estimular a ciência, agora desde os Anos Iniciais, surtirá um efeito muito positivo na formação dos alunos, como atuais pesquisadores e futuros cientistas, como pessoas cidadãs que vão entender, no futuro, a importância de se trabalhar com critérios, observações, análise dos dados, dos fatos”, conclui a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

CONFIRA A RELAÇÃO DE PROJETOS CREDENCIADOS PARA A FEIRA KIDS:

(Ensino Fundamental – Anos Iniciais)

SAÚDE E BEM-ESTAR: PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS – Escola Joaquim Felício de Moura

A FORMAÇÃO DOS VULCÕES E SUA ATUAÇÃO NAS ESPÉCIES DE VIDA DO PLANETA TERRA – Escola Marineide Pereira da Cunha

SOLUÇÕES PARA OS ALAGAMENTOS CAUSADOS PELOS BUEIROS – Escola Professor Francisco Morais Filho

ARCO-ÍRIS – Escola Niná Rebouças

E VOCÊ SABE O QUE É UM FIDGETOY? – Escola Niná Rebouças

O MUNDO QUE NÃO VEMOS A OLHO NU: OS MICRORGANISMOS – Escola Nono Rosado

DESCOBRINDO A VIDA DAS BORBOLETAS – Escola Sindicalista Antônio Inácio

COMO ACONTECE O ECLIPSE? – Escola Monsenhor Mota

O QUE SÃO VÍRUS? – Escola Monsenhor Mota

ENERGIA EÓLICA – Escola Elias Salem (N.M.E.R. 2 – sede)

O COMPORTAMENTO DOS ASTROS E O SER HUMANO – A MARCAÇÃO DO TEMPO: OS CALENDÁRIOS – Escola André Luiz

AS ABELHAS, SUA IMPORTÂNCIA, PRODUTOS E SEUS USOS NO DIA A DIA – Escola José Gonçalves

CULTIVANDO VALORES SOCIAIS PARA UM MUNDO DE IGUALDADES – Escola José Gonçalves

COLETA SELETIVA – Escola Heloísa Leão de Moura

HORTA ESCOLAR – Escola Dolores do Carmo Rebouças

O USO DE PLANTAS NO CUIDADO COM A SAÚDE – Escola Raimundo Fernandes

BENGALA COM GARRAFA PET – Escola Professor Manoel Assis

PLANTAS MEDICINAIS: HORTELÃ, COENTRO, ALHO E LIMÃO – Escola Raimunda Nogueira do Couto

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS DO 1° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL RICARDO VIEIRA DO COUTO DA COMUNIDADE DO JUCURI/MOSSORÓ-RN – Escola Ricardo Vieira do Couto

OS TRÊS R´S; REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR – Escola Ronald Pinheiro Néo Júnior

PLANETÁRIO: CONHECENDO UM POUCO DO SISTEMA SOLAR – Escola Professor Antônio Amorim

JOGOS E BRINCADEIRAS EDUCATIVAS: COMO APRENDER BRINCANDO? – Escola Celina Guimarães Viana

ENERGIA EÓLICA – Escola Maria do Céu Pereira Fernandes

TINTAS NATURAIS: AS CORES EM HARMONIA COM A NATUREZA – Escola Izabel Fernandes

APRENDENDO COM A ROBÓTICA: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO ROBÔ – Escola Paulo Cavalcante de Moura

CONFIRA A RELAÇÃO DE PROJETOS CREDENCIADOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUAR:

Ensino Fundamental (Anos Finais)

BIOPLÁSTICO DE BATATA INGLESA – Escola Alcides Manoel de Medeiros

IMPACTOS DA PANDEMIA EM TRABALHADORES INFORMAIS DO BAIRRO BARROCAS, MOSSORÓ-RN – Escola Celina Guimarães Viana

LUTA POR ACESSIBILIDADE – Escola Maurício Fernandes da Silva

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU CEGAS – Escola Maurício Fernandes da Silva

CLUBE DO LIVRO: UMA PROPOSTA DE LEITURA – Escola Senador Duarte Filho

PAINEL SANDWICH COM GARRAFAS PET – Escola Professor Antônio Fagundes

O USO DA COMPOSTAGEM NA OBTENÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PLANTIOS DOMÉSTICOS NA ESCOLA E COMUNIDADES CIRCUNVIZINHAS – Escola Deusdete Cecílio de Araújo

O AUMENTO DA DIFICULDADE FINANCEIRA DAS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DINARTE MARIZ – Escola Dinarte Mariz

CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELOS MORADORES DA COMUNIDADE DA QUIXABA, MOSSORÓ/RN, A PARTIR DO FOLDER “PRECISAMOS FALAR SOBRE A DEPRESSÃO” – Escola Evilásio Leão

O PRECONCEITO RACIAL ENTRE OS JOVENS – Escola Professor Manoel Assis

A INFLUÊNCIA DAS MULHERES NA CIÊNCIA – Escola Professor Manoel Assis

A REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA PARA A PRODUÇÃO DE SABÃO – Escola Maurício de Oliveira

CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA – Escola Raimunda Nogueira do Couto

ISOLANTE TÉRMICO BIODEGRADÁVEL – Escola Genildo Miranda

UM DIAGNÓSTICO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES DO BAIRRO BOM JESUS EM MOSSORÓ/RN – Escola Heloísa Leão de Moura

LONA DA FIBRA DO COCO E RESINA DA ESPÉCIE ANACARDIUM OCCIDENTALE (CAJUEIRO): UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA O ARMAZENAMENTO DO BIOGÁS EM ESTERQUEIRA-BIODIGESTOR EM FAZENDA – Escola Ronald Pinheiro Néo Júnior

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA NOVA FORMA DE APRENDER – Escola Ronald Pinheiro Néo Júnior

BENGALA AUXILIADORA – Escola Ronald Pinheiro Néo Júnior

SÍNDROME DE TOURETTE – Escola Ronald Pinheiro Néo Júnior

AGRICULTURA NATURAL – Escola São Romão

INVESTIGAÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS 6º AO 9º ANO DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BENJAMIM, EM MOSSORÓ/RN – Escola José Benjamim

MORUSPLASTIC: UMA ALTERNATIVA BIODEGRADÁVEL PARA A SUBSTITUIÇÃO DOS DESCARTÁVEIS CONVENCIONAIS – Escola Marineide Pereira da Cunha

AS REDES SOCIAIS E O PADRÃO DE BELEZA INALCANÇÁVEL – Escola Marineide Pereira da Cunha

OS IMPACTOS DA POLUIÇÃO SONORA DOS ESTUDANTES COM TEA E DI: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL SENADOR DUARTE FILHO/MOSSORÓ-RN – Escola Senador Duarte Filho

REUTILIZAÇÃO E OXIGENAÇÃO DA ÁGUA PARA VIVEIRO DE CAMARÃO CASEIRO – Escola Vereador José Bernardo

Fonte: Secom/PMM

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto