A Reitora da UERN, Cicília Maia, foi firme e enfática em sua fala durante protesto montado pela Aduern na manhã de hoje, 23, no pátio da Reitoria. Um grupo de pessoas ligadas ao sindicato protestava pedindo que a reitoria conceda aumento salarial aos professores, em porcentagens não definidas no Plano de Cargos construído pela Aduern e transformado em lei pela governadora Fátima Bezerra. Diferente do proposto no projeto do Plano, discutido com reitoria e governo do estado, o sindicato cobra agora reajustes de 15% (2023), 20% (2024) e 30% (2025).
A Reitora reafirmou o compromisso assumido publicamente com todas as partes envolvidas, o de garantir o cumprimento do Plano de Cargos, com as tabelas consensuadas com o Governo do Estado e com a Aduern, versão que inclusive foi aprovada em Assembleia pela Aduern e encaminhada pela reitoria ao Governo.
“Meu compromisso permanece o mesmo: lutar para garantir a implantação do Plano de Cargos no modelo que foi construído pelo sindicato dos docentes, aprovado em Assembleia e acordado com o Governo. O que foge disso foge do que foi firmado por todos, publicamente. Pautamos a autonomia e o plano de cargos dos servidores desde o primeiro momento, exatamente pelo compromisso e cuidado com os servidores. A verdade mostra que sempre estivemos nessa luta”, comentou.