Relatório do MP Eleitoral recomenda desaprovação das contas de campanha de Wendell Lagartixa

Wendell Lagartixa (Foto: Reprodução internet)

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte publicou relatório, assinado pelo Procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Telles, indicando a desaprovação da prestação de contas de campanha de Wendell Lagartixa (PL). O documento vem em análise ao parecer da Comissão de Análise de Contas Eleitorais (CACE) que já havia avaliado preliminarmente as contas do candidato.

Segundo a análise do MPE, no caso de Lagartixa as irregularidades presentes na prestação de contas são: intempestividade na declaração de doações financeiras, bem como de gastos eleitorais; recebimento INDIRETO de fonte vedada; impropriedade na falta de declaração recursos financeiros no momento do registro de candidatura, de forma a revelar a capacidade financeira do prestador de contas; contratação de serviços jurídicos e contábeis após a campanha eleitoral. O relatório completo pode ser lido AQUI 

“Desse modo, assiste razão à unidade técnica quando salienta que as irregularidades, analisadas em seu conjunto, configuram óbices sérios, capazes de ensejar a desaprovação das contas examinadas, pois afetam a sua confiabilidade e transparência. Assim, tendo presente a manifestação da Comissão de Análise de Contas Eleitorais, a Procuradoria Regional Eleitoral pronuncia-se pela desaprovação das contas” atestou o MPE coadunando a análise feita previamente pela CACE.

Wendell Lagatixa teve 88.265 (4,69%) dos votos, a maior votação da história de um candidato a deputado estadual no RN. Seu registro de candidatura foi cassado, em decisão monocrática no dia 20 de outubro. O Julgamento sobre a sobre a manutenção ou não da vaga de Lagartixa na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) já foi iniciado, mas suspenso devido a um pedido de vistas. A cassação de seu registro se baseou em uma  condenação  por porte de arma e munição de uso restrito, que até 2019 era considerado crime hediondo, passível de inelegibilidade.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto