Reportagem do UOL aponta principais motivações para chegada da Shein ao RN

Gigante têxtil chega ao RN buscando apoio do trabalho das facções de costura (Foto: Bigstock)

O portal UOL publicou reportagem especial na manhã de hoje (04) discutindo as principais motivações que fizeram a Shein escolher o interior do Rio Grande do Norte como polo para sua primeira fábrica no Brasil. A empresa definiu que sua indústria será sediada no município de Macaíba, região metropolitana de Natal.

A Shein é uma marca chinesa de fabricação têxtil, que ficou mundialmente conhecida pelos preços acessíveis e o design arrojado de suas peças.

A introdução ao mercado brasileiro veio após uma série de polêmicas no início de 2023 quando o Governo Federal adotou uma série de medidas buscando evitar a sonegação de impostos e o contrabando digital por parte das grandes marcas do e-commerce chinês.

Segunda reportagem do UOL a escolha pelo Rio Grande do Norte tem relação com a intensa atividade têxtil realizada no estado, em especial a partir da fabricação terceirizada em pequenas oficinas de costura conhecidas como “facções”, que asseguram às marcas um ritmo acelerado de produção à baixo custo. O UOL relembra que marcas como Riachuelo e Hering também já utilizam do esquema de terceirização da produção aqui no RN.

Uma das preocupações no que se refere à utilização do trabalho das facções de costura se dá em relação às condições de trabalho, uma vez que são comuns as denúncias de desrespeito aos direitos trabalhistas e de adoecimento nas oficinas têxteis.

De acordo com Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do RN,  Jaime Calado, hoje já existe o programa de certificação da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABTEX) que assegura condições de produção dignas, respeitando a legislação brasileira e impedindo o trabalho em facções sem a garantia de direitos trabalhistas.

Sobre isso, a Shein afirmou ao UOL:

“A  Shein tem o compromisso de gerenciar sua cadeia de suprimentos de forma responsável (…) No Brasil, gostaríamos de ressaltar que todos os fornecedores com os quais a Shein trabalha para produzir roupas localmente são empresas que operam sob mecanismos de governança reconhecidos, como os utilizados pela Abvtex”.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto