RN + Protegido entregará máscaras de proteção à população

O programa RN + Protegido irá distribuir 7 milhões de máscaras à população dos 167 municípios do Estado. A ação foi apresentada nesta sexta-feira, 17, em coletiva de imprensa realizada em Natal.

Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica das máscaras a representantes de setores que prestam serviços essenciais à população, como Segurança Pública, Saúde, Administração Penitenciária, Sindicato dos Empregados Asseio e Conservação Urbana (SINDILIMP) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros.

De acordo com as informações apresentadas no vídeo institucional, as máscaras serão produzidas em 78 oficinas de costura do programa Pró-Sertão. Cada oficina poderá produzir 8.400 peças por dia. A iniciativa será realizada através de uma parceria com a Guararapes, Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (SINDUSCON), Coteminas e representantes do setor produtivo do Estado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado, que realizou a entrega das máscaras, a cada sexta-feira uma nova remessa será entregue.

Ele lembrou que elas não substituem outras medidas de proteção. “Essas máscaras não dispensam o afastamento social nem dispensam a higiene de lavar as mãos”, alertou.

“Quanto mais cedo nós vencermos essa doença, mais cedo voltaremos ao estado normal das coisas. Estamos todos com saudades de todos, a economia precisa voltar a funcionar, mas primeiro temos que afastar a morte”, disse o secretário.

O controlador geral do Estado, Pedro Lopes, informou que a prioridade de acesso às máscaras será para atividades essenciais. Na segunda fase, as máscaras serão voltadas aos idosos e na, sequência, à população de baixa renda. Pedro Lopes explicou que a intenção é 40% do total de máscaras sejam distribuídos através de políticas municipais. Além disso, o Governo vai firmar parceria com organizações da sociedade civil – entidades religiosas, trabalhadores e empresários – para ajudar no processo de transferência das máscaras para a população incluída no público-alvo.

Quem tiver interesse de ter acesso às máscaras deve entrar em contato, através do email rnmaisprotegido@gmail.com e informar a necessidade para que o pedido seja avaliado. Para tirar dúvidas, a população também pode entrar em contato através do telefone (84) 3190-0700.

Wilson Duarte, representante do Sindilimp, uma das entidades que recebeu as peças na ação de hoje, lembrou que os trabalhadores da limpeza também estão na linha de frente como os profissionais da Saúde. Ele aproveitou para pedir a colaboração da população para que realize o descarte do lixo de forma adequada.  “A gente aproveita a oportunidade para solicitar da sociedade que compreenda a forma de descartar o seu material no lixo da residência. Se a gente prestar atenção, alguém pode pegar uma máscara, colocar no lixo e na hora que o gari for coletar ele pode ter contato com essa máscara e ser contaminado”, esclareceu Wilson.

O Grupo Guararapes participa como parceiro na produção de 3 milhões do total de máscaras. De acordo com o diretor executivo do Grupo, Jairo Amorim, para isso serão usadas cerca de 45 toneladas de tecidos, além de outros insumos. O grupo também realizou a doação de 200 mil máscaras que não estão incluídas na parceria.

Já o presidente do Sinduscon, Silvio Bezerra, informou que entidade contribuiu com a doação de TNT para a confecção de 2,2 milhões de máscaras.

 

 

Apresentação das ações do RN + Protegido contou com entrega simbólica de máscaras – Foto – Elisa Elsie

 

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto