RN tem 115 novos casos de Covid-19 e chega 68 óbitos

Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, informou os dados atualizados sobre o coronavírus no Estado (Imagem: Reprodução)

O Rio Grande do Norte tem 1.536 casos confirmados do novo coronavírus, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 5, no boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (SESAP RN). São 115 casos a mais do que os apresentados no boletim de ontem, 4. Já o número de óbitos chega a 68.

As seis mortes incluídas no boletim da Sesap nesta terça se referem a dois casos em Mossoró, dois em Natal, um em Parnamirim e um em Montanhas.  Segundo o secretário de Saúde Cipriano Maia, alguns dos óbitos ocorreram em dias anteriores.

Os casos de suspeita da doença chegam a 5.138. Há 4.702 casos descartados e 478 pessoas recuperadas. Outros 23 óbitos continuam em investigação, segundo o boletim da SESAP.

211 leitos destinados ao tratamento de pacientes com sintomas do novo coronavírus estão ocupados, sendo 117 do serviço público (55,5%) e 94 do serviço privado (44,5%). Do total de 211 internados 68 estão em UTI, 44 em Unidades de Cuidados Semi Intensivo e 99 estão em leitos clínicos.

Ontem, o número de internamentos correspondia a 200 e os leitos 60 leitos de UTI estavam ocupados.

Durante a coletiva de imprensa em que apresentou os dados, o secretário falou sobre a publicação do novo decreto realizada hoje pelo Governo do Estado, que mantém as medidas restritivas por mais 15 dias. “A partir de hoje, com a prorrogação do decreto, nós temos que intensificar também o uso das máscaras”, disse Cipriano Maia.

Respiradores

Com relação à situação dos respiradores no RN, Cipriano Maia, que o Estado está com alguns equipamentos em recuperação para serem instalados e outros dependem de fatores como pessoal, EPIs e insumos para entrar em funcionamento. “Dos respiradores adquiridos, 30 respiradores adquiridos junto ao Consórcio Nordeste ainda não foram entregues, a previsão é que essa entrega ocorra ainda esta semana e os 14 que foram adquiridos pelo Projeto Cidadão tem um bloqueio, uma retenção por parte do Ministério da Saúde, ação da PGE tentou fazer esse desbloqueio, mas até agora a empresa não cumpriu essa medida. Nós estamos ainda nessa expectativa. E o Ministério da Saúde não conseguiu entregar além dos dez kits de UTI que foram entregue a mais de 20 dias”, afirmou Cipriano Maia.

“Isso é uma cobrança constante dos secretários. Hoje mesmo vamos ter assembleia com o CONASS, que é o Conselho Secretários Estaduais de Saúde com o ministro. Nós vamos reiterar essa cobrança e o apoio do Ministério às ações desenvolvidas pelos estados”, acrescentou o secretário.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto