RN tem 14.214 casos confirmados do novo coronavírus e registra 553 óbitos com confirmação da doença

Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Sesap-RN, Samara Dantas, informou dados atualizados do novo coronavírus (Imagem: Reprodução)

O número de casos confirmados acumulados de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus no Rio Grande do Norte chegou a 14.214. Em todo o Estado foram registrados 553 óbitos com confirmação da doença. As informações foram repassadas pela coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN), Samara Pereira Dantas, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 15 em Natal.

São 22.314 casos suspeitos e 23.293 casos descartados. 114 óbitos estão em investigação

No sábado, segundo boletim epidemiológico da Sesap, havia 13.789 casos confirmados e 533 óbitos com confirmação da doença.

“Isso mostra que a situação epidemiológica do estado do Rio Grande do Norte ainda continua preocupante para as autoridades de Saúde Pública, bem como para a sociedade, pois ainda é necessário que as medidas de distanciamento social elas sejam intensificadas com a colaboração de todos e da população para que assim a gente tenha um cenário melhor e mais oportuno, que essa curva ela reduza com relação à pandemia”, disse coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Sesap.

O índice de isolamento social no RN, de acordo com o Inloco, ficou em 48% nesse domingo, 14.

Segundo Samara Dantas, há 728 pessoas internadas em leitos clínicos e críticos de hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado, seja com suspeita ou confirmação do coronavírus.

A taxa de ocupação de leitos críticos do SUS para tratamento exclusivo de pacientes com sintomas de Covid-19 nesta segunda-feira, segundo dados do RegulaRN, observados às 13h52, estava em 100% na Região Metropolitana. No Hospital da Polícia Militar, Hospital de Campanha de Natal, Hospital Dr. Luiz Antonio, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Municipal de Natal, Hospital Rio Grande a taxa de ocupação dos leitos em funcionamento era de 100%

Na região Oeste, a taxa média de ocupação (incluindo Mossoró e Pau dos Ferros) era de 98%. Em Mossoró, 100% dos leitos do Hospital São Luiz estavam ocupados; no Hospital Regional Tarcísio Maia, a taxa de ocupação era de 95% dos leitos. Em Pau dos Ferros, o Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade tinha 100% de ocupação.

Na região do Seridó, a taxa de ocupação do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes era de 63%.

Em Guamaré, na região do Mato Grande, dois leitos de UTI estão em funcionamento no Hospital Manoel Lucas de Miranda, ambos ocupados.

Já a fila de espera contava com 124 pacientes em unidades hospitalares dos municípios, aguardando regulação para leitos exclusivos para o tratamento do novo coronavírus. Desses, 61 aguardavam por leitos de UTI, sendo oito classificados como ‘prioridade 1’ e 53 como ‘prioridade 2’; 58 pacientes considerados como ‘prioridade 3’ e cinco como ‘prioridade 4’ também aguardavam regulação.

Pressão por leitos continua forte no Rio Grande do Norte (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto