RN tem 15.889 casos confirmados de Covid-19 e pressão por leitos aumenta

Secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, fez nova avaliação da situação do Estado em relação à pandemia (Foto: Elisa Elsie)

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 18, o secretário adjunto de Saúde atualizou os dados sobre o coronavírus no Rio Grande do Norte. Segundo as informações, o Estado tem 15.889 casos confirmados de Covid-19 e registra 655 óbitos com confirmação da doença.

Dos 29 óbitos informados em relação ao boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN) referente a essa quarta-feira, 17, onze foram confirmados nas últimas 24 horas.

Os dados divulgados durante a coletiva de imprensa informam ainda que há 24.641 casos suspeitos e 24.974 descartados. 109 óbitos estão em investigação.

A ocupação de leitos críticos do SUS exclusivos para o tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19 no Estado continua elevada, como observado no RegulaRN, às 13h49.

Na região Oeste, a taxa média de ocupação era de 98%. Em Mossoró, 100% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia e 96% dos leitos do Hospital São Luiz estavam ocupados. Em Pau dos Ferros, 100% dos leitos do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade estavam ocupados.

Na Região Metropolitana, a taxa média de ocupação era de 92,7%, com 100% de ocupação dos leitos do Hospital de Campanha de Natal, Hospital Luiz Antonio, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Municipal de Natal, Hospital Rio Grande; no Hospital da Polícia Militar 95% dos leitos contavam com internamentos, no Hospital de Campanha João Machado a taxa de ocupação era de 60% e no Hospital Maria Fernandes, 28,6% dos leitos estavam ocupados

Na região do Mato Grande, a taxa de ocupação do Hospital Manoel Lucas de Miranda, em Guamaré, era de 100%.

Na região do Seridó, a taxa de ocupação do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes era de 70,4%.

Mais de 80 pacientes aguardam transferência para leitos críticos

De acordo com dados do RegulaRN observados às 13h47, 159 pacientes atendidos em unidades dos municípios aguardavam a transferência para hospitais com leitos direcionados ao tratamento de pacientes com sintomas do novo coronavírus. 84 deles aguardavam por leitos críticos, sendo 13 classificados como ‘prioridade 1’ e 71 classificados como ‘prioridade 2’. 72 pacientes considerados como ‘prioridade 3’ e três como ‘prioridade 4’ também aguardavam por transferência.

Nesta quinta-feira, 18, fila de espera por leitos críticos chegou a ter mais de 80 pacientes (Fonte: RegulaRN – SESAP – LAIS)

Ao falar sobre a fila de espera, o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, destacou a importância de considerar esses números diante da necessidade de abertura de novos leitos e destacou a situação existente na Região Metropolitana do Estado.

“Aqui é importante, mais uma vez lembrar, que os números que são importantes do ponto de vista de pressão de leito de UTI, de necessidade de abertura de UTI, eles precisam ser olhados não só os leitos efetivamente ocupados de UTI, mas a fila para UTI, esse é o principal elemento. E queremos reafirmar aqui que essa fila ela está muito forte nas UPAs de Natal, na Região Metropolitana e um pouco menos dramática nas outras regiões. Na verdade, existem regiões que não têm fila, mas de um modo geral a situação é muito dramática em Natal, principalmente na Grande Natal. Por isso que as aberturas de leitos, elas são fundamentais. Desbloquear leitos, seja dos hospitais de campanha, seja do hospital municipal, a abertura de leitos é fundamental nesse momento, particularmente na região Metropolitana”, afirmou Petrônio Spinelli.

Em todo o Estado, 760 pessoas estão internadas, com confirmação ou suspeita do novo coronavírus, em leitos críticos ou clínicos de hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado.

Previsão de abertura de leitos

Durante a coletiva, o secretário adjunto de Saúde afirmou que há perspectiva de abrir mais cinco leitos em Mossoró até o final de semana.

Também há previsão de ampliação em Assú para chegar até dez leitos com respiradores e dez leitos de observação.

De acordo com Petrônio Spinelli, estão previstos mais três leitos em Caicó nos próximos dias e cinco leitos em Pau dos Ferros.

“Mas o nosso foco muito forte tem que ser aonde a epidemia está batendo mais forte e é Natal”, disse.

O secretário informou que o Estado publicou chamada pública para que hospitais privados disponibilizem leitos para o tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19 através do SUS e está aguardando hospitais responderem. Até agora, o Estado tem compromisso do Hospital Memorial de abertura de sete leitos de UTI, provavelmente, até o sábado.

Ainda de acordo com Petrônio Spinelli, o Estado está em força tarefa para desbloquear leitos no Hospital Giselda Trigueiro e abrir leitos no Hospital João Machado.

Mas o secretário voltou a chamar a atenção sobre um assunto que vem sendo reforçado em todas as coletivas. “Essa situação dramática só vai melhorar se o Pacto pela Vida de fato se intensificar e se a sociedade aumentar o isolamento social”, disse.

O índice de isolamento social registrado pelo Inloco no Rio Grande do Norte ontem, 17, foi de 39,84%.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto