RN tem 399 casos confirmados de Covid-19

Durante coletiva, secretário de Saúde do RN apresenta dados sobre novo coronavírus no Estado – Imagem – Reprodução

 

Dados no novo boletim epidemiológico divulgados hoje, 15, pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP) revelam que o Estado possui 399 casos confirmados do novo coronavírus e 19 óbitos confirmados pelo Covid-19. Os números foram informados pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Cipriano Maia, durante a entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, na Escola do Governo, em Natal.

Conforme o boletim, as confirmações dos óbitos foram registradas nos municípios de Apodi (1), Cerro Corá (1), Lagoa de Pedras (1), Mossoró (6), Natal (5), São Gonçalo do Amarante (2), Taipu (1) e Tenente Ananias (2).

Seis óbitos estão sendo investigados no momento. O boletim revela que as investigações dizem respeito a casos nas cidades de Açu (1), Mossoró (1), Natal (2), Parnamirim (1) e São Paulo do Potengi (1).

Há 2.247 casos suspeitos e 2.155 casos descartados. Ao todo, 106 pessoas estão internadas, sendo 73 com suspeita da doença e 33 pessoas com confirmação do Covid-19.  De acordo com Cipriano Maia, do ponto de vista da internação, o Estado permanece em quadro de alerta. Do total de internamentos, 54 estão localizados no serviço público de Saúde e 52 no serviço privado. Ainda com relação às internações, 38 estão em leitos de UTI, 20 em leitos de Cuidados Semi-Intensivos e 48 em leitos clínicos.

 

Negociações para ampliação de leitos

Durante a coletiva, o secretário de Saúde falou também sobre medidas inseridas no Plano Assistencial que estão sendo buscadas pelo Estado. Uma das medidas anunciadas por ele foi o aumento do número de leitos através de uma negociação com a Liga Norte Riograndense contra o Câncer.

“Já tivemos ontem a negociação com a oferta por parte da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer de 60 leitos que serão adicionados ao nosso Plano de Contingência. Uma parte desses leitos prioritariamente destinados a pacientes oncológicos, que terão essa porta de entrada principal num dos hospitais da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer”, informou Cipriano Maia.

A outra medida está relacionada ao Oeste potiguar, região que tem a particularidade de estar mais próxima ao Ceará, estado que já registra 2.146 casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus e 111 mortes decorrentes do Covid-19, segundo dados da Secretaria de Saúde divulgados pelo G1.

“Estamos avançando na consolidação do acordo e do contrato com o hospital privado em Mossoró para estar ampliando os leitos naquela região que tem uma situação epidemiológica mais crítica que chama mais atenção, principalmente pela proximidade do Ceará. Hoje mesmo já circulou um áudio do secretário de Saúde do Ceará mostrando que o sistema lá já está em colapso, que a previsão de mortes para os próximos sete dias é extremamente preocupante. Isso leva à necessidade de a gente estar pensando em acelerar a nossa organização do Plano de Contingência para cada região”, acrescentou Cipriano Maia.

Ventiladores

O secretário informou que ontem recebeu a notícia de que até o início da próxima semana o RN deve receber 30 ventiladores adquiridos pelo Estado, através do Consórcio Nordeste para assistência ventilatória.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto