RN tem 646 casos confirmados de Covid-19; 110 pessoas estão internadas com suspeita ou comprovação da doença

Em 24 horas, 18 pessoas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus foram internadas em hospitais do Rio Grande do Norte, totalizando 110 internações. Os números constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretária da Saúde Pública do RN (SESAP RN), hoje, 22.

O boletim revela que o Estado possui 646 casos confirmados do novo coronavírus, 3.089 casos suspeitos, com notificações originadas em 150 cidades do RN, 2.643 casos descartados, e 289 pessoas recuperados, conforme divulgou o secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, na entrevista coletiva. 29 óbitos foram confirmados e nove óbitos estão em investigação (um em Acari, um em Baraúna, um em Mossoró, dois em Natal, um em Parnamirim, um na cidade de Pau dos Ferros, um em Poço Branco e um em São Pedro.

No que se refere aos 110 internamentos no Estado, 67 são de pacientes com suspeita do Covid-19  e 43 de pessoas com confirmação da doença. Conforme o boletim, a maior parte das internações se concentra em leitos críticos. São 38 internações em leitos de UTI (17 leitos públicos e 21 privados) e 30 em leitos de Cuidados Semi Intensivos (24 públicos e seis leitos). 42 pessoas estão internadas em leitos clínicos (20 públicos e 22 privados).

Ontem, 21, havia 92 pessoas internadas no RN (33 em leitos de UTI, 24 em leitos de Cuidado Semi Intensivo e 35 em leitos clínicos).

A taxa de ocupação de leitos críticos existentes em hospitais públicos do Estado voltados para o tratamento de pessoas com sintomas do Covid-19 também aumentou. De acordo com o secretário adjunto de Saúde, dos 98 leitos críticos existentes, 33 estão ocupados, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 33,6%. “Em três dias nós tivemos uma evolução preocupante. Nós saímos de 21%, 22%. Ontem eram 28,5% e hoje nós já estamos com 33,6%”, informou.

“Lembrando que quando a gente está falando dos leitos disponíveis, nós estamos falando nas quatro regiões que vão tratar Covid em hospitais do Estado. Estamos falando de Mossoró, estamos falando de Caicó, de Pau dos Ferros e da Região Metropolitana. Mas a pressão por esses leitos não ocorre da mesma forma”, acrescentou Spinelli, se referindo à maior demanda pelos leitos de Natal e de Mossoró.

“O ideal é que a gente trabalha em uma lógica de 30% no máximo de ocupação, porque, com certeza, os números mostram que a evolução da epidemia continua e estamos em um processo de crescimento da curva, o que nos preocupa bastante”, externou.

“Doenças como o Covid têm um tempo de internação em UTI muito longo em relação a outras patologias e as pessoas precisam entender isso”, destacou Spinelli. “No caso da Covid, a questão dramática é que quando eu tiver 100% dos leitos ocupados em determinado dia, se essas internações forem feitas naquele dia, significa que no outro dia não vai ter leitos”, acrescentou.

O vice-governador do RN, Antenor Roberto, que também participou da coletiva, acrescentou que o fato de todos os leitos não estarem ocupados não deve levar à conclusão que a situação do RN é diferente. Ele lembrou o caso de Manaus (AM) que enfrenta uma realidade muito grave. “Nós temos que considerar que as lágrimas do prefeito de Manaus ontem serão as lágrimas que serão derramadas por vários outros prefeitos”, afirmou.

Ele falou ainda sobre a necessidade de os gabinetes de crise dos municípios trabalharem mais próximos para dar respostas mais rápidas no combate à essa pandemia e sobre a importância de considerar que o vírus ainda não foi compreendido em sua totalidade.

Novo decreto estadual

Durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira o vice-governador do RN, Antenor Roberto, adiantou que o decreto estadual que deve ser renovado amanhã, 23, vai vigorar no período de 24 de abril a 5 de maio. De acordo com Antenor Roberto, haverá ajustes no decreto.

 

Em coletiva de imprensa, secretário ajunto de Saúde, Petrônio Spinelli, chama atenção para aumento na taxa de ocupação dos leitos críticos públicos do Estado – Foto: Demis Roussos

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto