RN tem mais de 600 casos confirmados de Covid-19

O Rio Grande do Norte registra nesta terça-feira 21, 608 casos confirmados do Covid-19. O Estado tem 2.754 casos suspeitos da doença, 2.575 notificações descartadas e 161 pessoas recuperadas, conforme boletim epidemiológico emitido pela Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP RN) e apresentado durante coletiva de imprensa realizada durante a manhã de hoje, em Natal.

São 29 óbitos confirmados. O último óbito confirmado é referente à morte de uma pessoa em situação de rua, em Natal. O caso não foi inserido no boletim divulgado hoje, mas foi comunicado pelo secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli.

92 pessoas estão internadas no Estado, sendo 48 suspeitas de terem contraído o novo coronavírus e 44 com confirmação do Covid-19. Do total de internamentos, 33 estão em leitos de UTI (13 em hospitais públicos e 20 em hospitais da rede provada), 24 ocupam leitos de Unidade Semi Intensiva (20 em hospitais da rede pública e quatro em hospitais da rede privada) e 35 internações ocorrem em leitos clínicos (16 na rede pública e 19 na rede privada).

Petrônio Spinelli alertou para o aumento no índice da taxa de ocupação de leitos críticos dos hospitais. “Ontem a gente anunciou taxa de ocupação em torno de 21% a 22% dos leitos críticos nos hospitais do Estado. Hoje nos temos uma ocupação de 28,5%. Então, isso é importante para que as pessoas entendam que quando a gente está falando aqui, a gente está baseado nos números, nas estatísticas e os números vão se confirmando. Esse acréscimo se deu muito fortemente nos dois grandes polos de assistência, que são Natal e Mossoró”, disse Spinelli, lembrando que do total de internações 57 pessoas estão em leitos críticos, necessitando de respiradores.

“Nós não podemos, de maneira alguma, estar confortáveis com os números da ocupação dos leitos críticos”, ressaltou o secretário adjunto.

“A nossa meta é manter sempre, na medida do possível, uma taxa de ocupação no máximo, de 30%, até para prevenir o momento mais crítico da doença, onde o crescimento é exponencial. Pensamos que nessa meta nós já estamos muito próximos, nós estamos com 2,5%”, acrescentou Spinelli.

 

92 pessoas estão internadas com confirmação ou suspeita do Covid-19 e taxa de ocupação de leitos críticos chega a 28,5% (Imagem: Reprodução/ Boletim Sesap)

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto